terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Queda de poste mata 31 búfalos eletrocutados no RS


A queda de um poste da rede elétrica matou 31 búfalos no distrito de Olhos D’Água, em Taquara (cerca de 80 km de Porto Alegre).

Danificado pela ação do tempo, o poste tombou dentro da propriedade do pecuarista José Fidelles após chuva e vento no final da tarde de domingo (21). Os animais se aproximaram da fiação e morreram eletrocutados.

- Perdi 31 dos 42 búfalos que estavam para engorda. Agora, esperamos ressarcimento pelo dano -, disse o criador, que deveria vender os bubalinos para abate. Segundo ele, o prejuízo está estimado em R$ 35 mil.

Pela manhã desta segunda-feira, uma equipe de técnicos da RGE, distribuidora da energia responsável pela região de Taquara, foi até o local avaliar os danos à rede. A assessoria de imprensa da companhia informou que a empresa irá ressarcir o produtor.

A Inspetoria Veterinária e Zootécnica (IVZ) de Taquara também foi até o local avaliar o caso. O veterinário da IVZ Emanoel Kurowski explica que o búfalo é naturalmente um animal curioso e deve ter se aproximado dos fios caídos, o que ocasionou o acidente.

Os bubalinos foram enterrados à tarde. Kurowski alerta que, em casos como este, é importante que não se toque na rês sob o risco de também ser atingido pela corrente.

- Muitas vezes, a pessoa pensa que a rede está desligada e acaba gerando novo acidente.

Do Correio do Povo

Nenhum comentário: