quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Tumulto encerra mais cedo a festa do título da Rosas de Ouro


Um tumulto ocorrido por volta das 22h desta terça-feira (16) encerrou mais cedo a festa do título da Rosas de Ouro.



Veja galeria de fotos da comemoração da Rosas


Houve correria na quadra da escola campeã do carnaval de São Paulo, localizada na Freguesia do Ó, na Zona Norte da capital, quando fumaça de bombas de gás lacrimogêneo, lançadas pela polícia, invadiu o local. De acordo com a Polícia Militar, a medida foi tomada para dispersar grupos rivais que se enfrentavam na frente da quadra.


“A briga começou do lado de fora. A viatura interveio e foi atacada com pedras e garrafas. Para evitar um mal maior foi necessário o uso de bombas de gás lacrimogêneo para dispersar os brigões”, explicou o capitão da Polícia Militar Edson Fisch. Entre 8 mil e 10 mil pessoas, segundo a escola, estavam na quadra no momento do tumulto.


Ainda, de acordo com o capitão da PM, não foram disparados tiros. A polícia não soube informar se os envolvidos na briga eram torcedores de outras escolas. Segundo o balanço final da polícia, cinco viaturas foram depredadas e dois PMs tiveram ferimentos leves.


A vice-presidente da Rosas, Camila Basílio, a confusão atrapalhou a festa. “O cheiro de gás entrou na quadra e as pessoas ficaram muito incomodadas”, disse Camila. A informação da diretoria da escola, às 23h40, era de que o som não seria mais ligado.


Vera Lucia Barbosa, de 44 anos, que comemorava o título da escola dentro da quadra, relatou que ouviu um estrondo do lado de fora e, logo depois, sentiu os olhos e o nariz arderem. “A partir do momento da confusão, a música parou. Começaram a pedir calma, mas aqui dentro não teve briga”, disse.



Apuração
O desempate entre Mocidade e Rosas ocorreu no último quesito, comissão de frente. Justamente, a comissão que teve dificuldades no dia do desfile.

Alguns integrantes da comissão de frente da Rosas entraram na avenida atrasados, mas chegaram a tempo de se apresentar aos primeiros jurados. A comissão representou a chegada dos espanhóis ao Golfo do México, que foram recebidos como deuses pelos povos nativos. O engano significou a morte para os nativos, os olmecas. Com isso, o cacau acabou levado para a Europa. A escola entrou na avenida com 3,5 mil componentes, divididos em 22 alas.




As escolas Leandro de Itaquera e Imperador do Ipiranga foram rebaixadas. Nenê de Vila Matilde e Unidos do Peruche venceram o Grupo de Acesso e retornam à elite do carnaval paulistano no ano que vem.

Carolina Iskandarian

Do G1, em São Paulo

Nenhum comentário: