sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Cai 7% o número de homicídios neste Carnaval em Pernambuco

Menos violência no Carnaval de Pernambuco deste ano. Segundo dados preliminares da Secretaria de Defesa Social (SDS), divulgados na tarde desta quinta-feira (18), houve redução de 7% no número de homicídios no Estado. Em 2009, foram 83 mortes durante os dias de folia, enquanto este ano 77 assassinatos foram contabilizados. Ainda de acordo com a SDS, neste ano, apenas um homicídio foi registrado dentro de um ponto de folia, enquanto que em 2009 foram dois.

Essa única morte registrada aconteceu na noite da sexta-feira (12), no bairro do Cordeiro, Zona Oeste do Recife, quando o ex-presidiário Edízio Feitosa de Lima Júnior, de 24 anos,que assistia à passagem do Bloco dos Tubarões foi assassinado por desconhecidos. Na confusão, duas mulheres ficaram feridas por balas perdidas, mas sem gravidade.

Em 2010, também se verificou um declínio em relação aos crimes contra o patrimônio público. A redução foi de 45,8%. De acordo com a secretaria esses dados são animadores, já que, no total, foram 72 polos de animação no Estado, contando com 1.872 atrações, e o grande número de foliões nas ruas por causa da frequência das atrações poderia ter gerado mais violência.

Outra questão que foi ressaltada pela SDS é que com o aumento do número de câmeras de vigilância instaladas pelas cidades de Olinda e Recife, de 50 para 273, não houve uma acrécimo significativo no número de ocorrências registradas pelo videomonitoramento. Essa informação revela que esse tipo de fiscalização inibi a ação de criminosos.

Marília Banholzer
Do JC Online

Nenhum comentário: