terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Recifenses desconhecem funções da Guarda Municipal, a mais antiga do Brasil

Do JC Online
A Guarda Municipal do Recife (GMR) completa, nesta quarta-feira (24), 117 anos. É a mais antiga do Brasil. Para marcar a data, durante toda a semana, alunos do ensino fundamental visitarão a GMR e vão conhecer o trabalho da corporação, além de receber instruções sobre segurança no trânsito e preservação do meio ambiente. Nesta segunda (22) estavam presentes os alunos da escola municipal General Emídio Dantas Barreto. Também acontecerão torneios de futebol, dominó e corte de bolo.

Mas será que o recifense tem exata noção do que fazem os 1.070 membros da Guarda Municipal? O JC Online foi às ruas para averiguar o que a população pensa da instituição [assista ao vídeo abaixo]. O lojista Ivaldo Meireles avalia positivamente o trabalho da Guarda e inclui, equivocadamente, entre as funções o policiamento ostensivo.

Na verdade, os guardas atuam no policiamento preventivo. O publicitário Ricardo Botelho e o taxista Elnos Cavalcanti afirmam que a corporação deveria ter porte de armas. A boa notícia é que essa já é uma das prerrogativas da instituição. A auxiliar de nutrição Juceny faz uma ressalva: "Deveria ter melhorias, treinar melhor os guardas". O gari Ronaldo dos Santos considera que o trabalho da GMR é "excelente" e acerta ao dizer que ela faz a vigilância do patrimônio público. O inspetor Altino Ventura esclarece sobre as funções da Guarda.

O batedor Édson Rocha, 22, há dois anos na corporação, disse que o desconhecimento da população já foi maior: "A partir do momento que a Guarda Municipal passou a fiscalizar o trânsito, a instituição ganhou uma maior notoriedade".

Nenhum comentário: