quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Polêmica em mudança da Sulanca


A primeira Feira da Sulanca de Caruaru, após a transferência de dez mil bancos, foi marcada pelo descontentamento de alguns e comemoração de outros. Os comerciantes que saíram das ruas para o terreno da antiga Fundac reclamaram da falta de iluminação, da pequena quantidade de banheiros e da desorganização na distribuição dos pontos de venda. Já os vendedores que permaneceram trabalhando na “Feira da Brasilit”, no Parque 18 de Maio, que compõe a Sulanca, assim como as Feiras da Fundac e Importados, festejaram o acréscimo no faturamento ontem.


O deslocamento dos bancos que ocupavam as principais ruas do centro de Caruaru é uma tentativa da prefeitura do município de reorganizar o espaço comercial na região central da cidade, onde a feira surgiu e ganhou fama, mas que nos últimos anos vinha causando dor de cabeça devido aos congestionamentos. A irritação dos sulanqueiros, que começaram a trabalhar no novo endereço, iniciou com o anoitecer.



Sem iluminação pública, os comerciantes utilizaram até um lampião. Quem não dispunha de fontes de luz ficou “a ver navios”. “O comprador não quis parar aqui por causa da escuridão. Ele ficou com medo. Por causa disso, tive prejuízo”, reclamou o vendedor Herondi da Silva. Silva, além de reclamar da queda nas vendas, alertou para o risco que os comerciantes estão correndo devido à instalação elétrica improvisada. “Colocaram fios por cima dos bancos, que são de ferro. Se isso vazar corrente, vai dar choque”, disse.



Pior que a falta de iluminação, foi a desorganização na distribuição dos pontos comerciais, de acordo com Luciano Chagas. “Saber que uma pessoa comercializava em um bom local e agora está com um péssimo banco me deixa chateado”, alegou. Apesar da decepção inicial, o sulanqueiro acredita que dias melhores estão por vir. “Essa mudança vai vingar. Aqui, as ruas são mais largas e as barracas são fixas. Além disso, não tem os carroceiros batendo nos clientes. Tem tudo para ser melhor do que quando ocupávamos as ruas”, explicou.



Enquanto os sulanqueiros do terreno da Fundac rezam por melhorias, os que atuam na Feira da Brasilit pedem a manutenção do resultado de ontem. “O movimento de hoje (ontem) foi muito bom. Espero que continue dessa forma”, revelou Reginaldo de Souza.



De acordo o secretário de Gestão de Serviços Públicos de Caruaru, José Carlos Meneses, o principal objetivo foi cumprido. “Tiramos os dez mil sulanqueiros das ruas sem tumulto”, afirmou. Sobre as reclamações referentes à iluminação, banheiros e má distribuição dos bancos, Menezes disse que, nas próximas feiras, tudo estará solucionado. “Só tenho a agradecer aos sulanqueiros, eles foram ótimos. Os problemas foram provocados por erros da minha equipe. Nas próximas feiras, vamos ter 100 banheiros químicos, e não 60. E não teremos mais escuridão porque os três transformadores estarão ligados e a fiação sobre os bancos vai sumir com a chegada dos 700 postes que encomendamos”, garantiu.

DIEGO MENDES(FOLHA DE PERNAMBUCO)

Nenhum comentário: