sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Santa quebra jejum e vence o Bode por 2x0


Foram cinco jogos de agonia, mas finalmente o torcedor do Santa Cruz voltou a sorrir. Com uma boa atuação de Gilberto Matuto, o tricolor venceu o Araripina por 2x0 nesta quinta-feira (18), no Arruda. De quebra, os três pontos somados deixaram o time mais perto do G4. Subiu para o quinto lugar, com 14 pontos, dois atrás do Salgueiro.

Depois de um início até certo ponto truncado, o Santa Cruz conseguiu envolver o Araripina. E conseguiu fazê-lo de forma simples: foi só abrir o jogo pelas laterais, principalmente pelo lado direito com Gilberto Matuto. O tricolor chegou a marcar aos 13 minutos num cruzamento de Matuto que Joelson completou para o fundo das redes. Mas estava impedido.

Mas da maneira que time da casa jogava, o primeiro gol era apenas questão de tempo. E nem demorou tanto. Aos 15, numa cobrança de escanteio, Gilberto Matuto mandou no primeiro pau e o lateral Fernandes, na tentativa de cortar, mandou contra o próprio patrimônio.

Com a vantagem, o tricolor afrouxou um pouco a marcação mas nada que ameaçasse os donos da casa. Até porque Gilberto Matuto não diminuiu o ritmo. Aos 25, ele mandou na segunda trave, onde o zagueiro Alysson estava completamente livre de marcação para cabecear forte, sem chance para Danilo. Um pouco antes, aos 18, a zaga coral falhou e Marcelo Paraíba mandou para fora quando estava frente a frente com Bagio.

No restante da etapa, o tricolor dominou amplamente a partida e poderia até ampliar aos 43 minutos. Joelson cruzou e André Leonel, sozinho, cabeceou para trás. Elvis concluiu por cima. Já o Bode não mostrou nenhuma iniciativa ofensiva, além de sua defesa perder todas as jogadas na bola aérea.

O Araripina voltou para o segundo tempo com o ataque completamente modificado: Jessuí e Romário cederam seus lugares a Renan e Péricles, respectivamente. Porém, o que chamou a atenção foi o péssimo calibre do meia Jackson. Em três oportunidades seguidas ele desperdiçou contra-ataques com lançamentos errados.

Com a sequência das jogadas prejudicada, o Santa viu o Araripina mostrar um pouco mais de organização. Tanto que a primeira finalização da segunda etapa foi dos visitantes. Aos nove minutos, Dunga chutou de longe para Bagio segurar sem dar rebote. Mas se as coisas prometiam melhorar para os sertanejos, o meia Régis cuidou para que as esperanças de seu time sofressem um baque ao pisar no zagueiro Alysson.

A consequência esperada foi imediata. O Araripina não teve outra alternativa a não ser encolher-se e o Santa partiu para cima. E a cada minuto que se passava era uma boa chance de ampliar o placar desperdiçada. Leandro Cardoso e André Leonel tiveram ótimas chances aos 23 e 30, respectivamente.

André Leonel terminou substituído por Val Barreto aos 28 minutos. Mudaram os nomes mas a situação continuou a mesma: em duas oportunidades, Val teve o terceiro gol aos pés e não concretizou. O Bode limitou-se a esperar o tempo passar e rezar para que a pontaria dos atacantes corais não melhorasse para evitar uma goleada.

INTERIOR - No Gileno di Carli, a Cabense não tomou conhecimento do Salgueiro e goleou por 4x1.

Ficha do jogo:

Santa Cruz: Bagio; Gilberto Matuto, Leandro Cardoso, Alysson e Jefferson; Goiano, Leo, Elvis (Souza) e Jackson (Serginho); Joélson e André Leonel (Val Barreto). Técnico: Dado Cavalcanti.

Araripina: Danilo; Fernandes, Marcio, Regis e Hiroshi; Felipe, Zaqueu, Dunga e Marcelo Paraíba; Romário (Péricles) e Jessuí (Renan). Técnico: Jorge Luís.

Local: Arruda. Árbitro: Nielson Nogueira. Assistentes: Jossemar Diniz e Pedro Wanderley. Gols: Fernandes (contra), aos 15; e Alysson, aos 25 do primeiro tempo. Cartões amarelos: André Leonel e Fernandes. Expulsão: Zaqueu. Renda: R$ 22.240. Público: 8.412.

Do JC Online
Com informações da Rádio JC/CBN

Nenhum comentário: