quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Festa da Unidos da Tijuca reúne mais de 4 mil pessoas no Centro do Rio


Mais de quatro mil pessoas participaram da comemoração do título conquistado pela Unidos da Tijuca no carnaval carioca de 2010, segundo estimativas dos integrantes da escola. A festa aconteceu na noite desta quarta-feira (17), na quadra da agremiação, no Centro do Rio. Uma festa paralela também foi realizada no Morro do Borel, na Tijuca, Zona Norte da cidade, local onde a escola também mantém uma quadra.

Foi com muita emoção que o presidente da Unidos da Tijuca, Fernando Horta, chegou ao local e levantou a taça: “É difícil explicar essa emoção. Estava frustrado comigo mesmo. Estava devendo isso para minha comunidade. Estou de alma lavada”, disse.

Horta chegou na quadra por volta das 18h, ao lado do carnavalesco Paulo Barros. Na pista, durante a comemoração, integrantes da escola refaziam trechos da coreografia da comissão de frente que surpreendeu a Sapucaí.


A vitória foi comemorada com o samba deste ano, cantado pelos componentes. O apresentador perguntou ao público: “O que o Paulo Barros fez com a Tijuca neste carnaval?”


Todos responderam em coro: “É segredo, não conto a ninguém...”, numa referência ao enredo com que a escola conquistou o título de campeã do carnaval.




Volta para casa


Já o carnavalesco Paulo Barros chegou eufórico à festa. Cercado por integrantes da escola, jornalistas e fotógrafos, foi logo se abraçando ao troféu. Muito emocionado, Barros descreveu a sensação de vencer carnaval carioca pela primeira vez.



“Sinto como se estivesse voltando pra casa. Chegou a hora de comemorar. Quando passei pela avenida no momento do desfile, percebi uma energia totalmente diferente dos outros anos. Tive o sentimento de que seria desta vez”, disse Barros, que estreou no Grupo Especial, na mesma escola, em 2004.


Para ele, a ousadia foi o maior mérito da Unidos da Tijuca este ano. “Esse título é a maior prova de que vale a pena ser ousado”, comemorou.




Justiça

Rainha de bateria da Unidos da Tijuca, a apresentadora Adriane Galisteu também esteve na quadra para comemorar o título e cumprimentar os integrantes da agremiação.
Ela subiu ao camarote para beijar o troféu e conversou com jornalistas em meio a um batalhão de fotógrafos.




“Foi mais do que merecido e esperado. Batemos na trave duas vezes, né? Mas acho que esse título faz justiça à história de Paulo Barros, que já vem fazendo um bom trabalho há muito tempo. Meu bebê também estreou na Sapucaí com o pé direito”, disse a apresentadora, que está grávida.


“Passei só pra dar um beijo no pessoal. Preciso me preparar para uma ultrassonografia ainda”, disse Galisteu.




Resultado apertado

Pela primeira vez em 74 anos, a Unidos da Tijuca conquistou o título de melhor escola de samba do carnaval do Rio de Janeiro, com 299.9 pontos. O resultado saiu após uma acirrada apuração de quesitos na qual a Grande Rio (299.4 pontos) e a Beija-Flor de Nilópolis (299.2 pontos) figuraram como maiores rivais. A Unidos do Viradouro foi rebaixada e, em 2011, vai ser substituída pela São Clemente, campeã do Acesso.


O último campeonato da escola da Zona Norte do Rio havia sido no distante 1936, ainda na primeira década de desfiles oficiais, quando a Tijuca saiu com o samba-enredo "Natureza Bela do Meu Brasil". Nos últimos dez anos, a escola havia sido vice-campeã duas vezes, em 2004 e 2005, ambas com o atual carnavalesco, Paulo Barros.



O título de 2010 é o primeiro da escola do Morro do Borel na era do sambódromo. É também o segundo ano consecutivo em que o título do carnaval do Rio fica no bairro da Tijuca. Em 2009, o Salgueiro, também do bairro, havia sido o campeão do Grupo Especial.


A Unidos da Tijuca, que desfilou na primeira noite do Grupo Especial na Sapucaí, explorou mistérios da humanidade. O enredo "É segredo" foi sugerido ao carnavalesco Paulo Barros por um adolescente, pelo Orkut.

Nenhum comentário: