quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010
Para os foliões insaciáveis, a Quarta-Feira de Cinzas ainda é dia de Carnaval
O Carnaval é considerado uma das melhores festas do ano. Infelizmente, para os foliões, ela só dura quatro dias. Não contentes com essa realidade, muitos acabaram por transformar a Quarta-feira de Cinzas no quinto dia de festas: o Bacalhau do Batata, os Irresponsáveis, o Camburão, o Munguzá De Zuza Miranda & Thais e o Blocalhau são alguns dos blocos que animam Recife e Olinda.
BACALHAU DO BATATA
Às 10h, o tradicional Bacalhau do Batata inicia sua concentração no Alto da Sé. A agremiação existe desde 1962, quando o garçom Isaías Pereira da Silva, o Batata, decidiu criar um bloco para aqueles que trabalharam nos quadros dias de folia anteriores. Desde então, o bloco arrasta uma multidão de pessoas pelas ruas de Olinda, até a Praça da Prefeitura.
OS IRRESPONSÁVEIS
Em 1983, um grupo de amigos resolveu faltar o trabalho para pular o Carnaval. A atitude não merecia ser batizada com nome melhor: o bloco dos Irresponsáveis sai em todas as Quartas-feiras de Cinzas desde aquele ano, no bairro de Água Fria, zona norte do Recife. Em 2009, estima-se que 200 mil pessoas foram arrastadas pelo bloco. A concentração está marcada para as 11h, na Rua do Machado.
BLOCO MUNGUZÁ DE ZUZA MIRANDA & THAIS
Fundado em 1995 pelos músicos homônimos, o Bloco Munguzá de Zuza Miranda e Thaís sai na Quarta-Feira de Cinzas em frente à Igreja da Sé, em Olinda. A intenção é aguardar a saída do Bacalhau do Batata bem alimentado: este ano, dez panelões de munguzá vão servir de café-da-manhã para cerca de cinco mil foliões, a partir das 5h. Na ocasião, orquestras, passistas, bonecos gigantes e diversas brincadeiras fazem a alegria do pessoal. Em 2010, Dina, a costureira das roupas dos bonecos gigantes de Olinda será a homenageada.
BLOCALHAU
Às 12h, o Recife Antigo recebe a sua única atração de Quarta-feira de Cinzas. O Blocalhau inicia sua concentração ao meio dia, no Buffet Ana Góes. Em sua sétima edição, o bloco se firma como única programação do local para a Quarta-feira Ingrata. Na ocasião, o público vai poder conferir as apresentações da Orquestra do Maestro Bozó e artistas e blocos líricos convidados. Às 16h, a Orquestra de Frevo do Maestro Carlos Rodrigues rege o desfile que invade as ruas do Recife Antigo. Os interessados devem comprar uma camisa que custa R$ 15, adquiridas na Banca De Revistas Guararapes (Avenida Guararapes – Recife), no Bar do Mamulengo (Praça do Arsenal - Recife Antigo) ou no Buffet Ana Góes.
Da Redação do pe360graus.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário