domingo, 22 de março de 2009

O palco para lançar Jarbas


Neste domingo, o senador Jarbas Vasconcelos encerra com discurso, em Petrolina, o encontro regional em que o PMDB estadual inicia o trabalho de reorganização a fim de ganhar musculatura para as eleições de 2010. Estrela maior da legenda em Pernambuco, o ex-governador falará para uma platéia formada por prefeitos, vereadores, deputados e lideranças do partido. Público que quer vê-lo na cabeça da chapa da oposição na disputa pelo governo no próximo ano. Tanto que alguns peemedebistas não escondem: o evento marcará o pré-lançamento do senador a uma nova disputa pelo Palácio do Campo das Princesas.

No início deste ano, Jarbas havia declarado que do ponto de vista pessoal não tinha interesse em voltar a brigar pelo Executivo estadual. Mas admitiu que não descartaria concorrer ao cargo, caso as legendas de oposição chegassem à conclusão de que é ele o nome mais capacitado a disputar com o governador Eduardo Campos (PSB), pré-candidato à reeleição.No mês passado, na polêmica e largamente repercutida entrevista à revista Veja, voltou a tocar no assunto. Mais preciso e enfático, afirmou que não mais se candidatará a cargo eletivo.

Porém, segundo avaliou na época um oposicionista, em reserva, a validade de um 'não' em política só se prolonga até surgir um contexto favorável a um 'sim'. E é isso que o PMDB começa a buscar neste domingo no Sertão do São Francisco. Jarbistas destacam que como o microfone será franqueado a vereadores e prefeitos não devem faltar apelos e até mesmo convocações "legítimas" ao senador.

O encontro ocorrerá no auditório do Sest/Senat, a partir das 9h, e, segundo o secretário geral do PMDB, deputado Raul Henry, simbolizará "a saída do partido da sede no Recife para as ruas". A escolha de Petrolina é justificada pelo fato de o município ter sido o responsável pelo maior triunfo do PMDB pernambucano nas eleições de 2008 - a vitória do médico Júlio Lóssio sobre o candidato do partido do governador, deputado Gonzaga Patriota (PSB).

Além de Lóssio, são esperados os prefeitos das outras nove cidades administradas pela legenda e de representantes de cidades dos sertões do Araripe e Central. "É o começo do trabalho de revitalização do partido no estado. Queremos nos preparar para montar uma chapa forte para deputado estadual no ano que vem", explicou Raul Henry. "Vamos debater temas nacionais e estaduais e ouvir nossas lideranças", completou.

Um balanço das ações dos governos Jarbas Vasconcelos/ Mendonça Filho (DEM) - de 1999 a 2006 - na região do São Francisco será apresentado como forma de salientar "a presença do PMDB" nos municípios sertanejos. Segundo o ex-secretário de Ciência e Tecnologia das duas gestões, Claudio Marinho, o levantamento das obras foi feito com auxílio de outros ex-titulares de pastas estaduais, a exemplo de José Arlindo Soares, de Planejamento, e Fernando Duere, de Infra-Estrutura. Marinho, que hoje é assessor técnico de Jarbas, fará a apresentação.

Ainda neste semestre o PMDB realizará eventos semelhante em São Bento do Una (Agreste) e em Afogados Ingazeira (Sertão do Pajeú). No próximo, promoverá encontros nas matas Sul e Norte e Região Metropolitana do Recife.
Fonte:DIARIO DE PERNAMBUCO. Josué Nogueira // Diario

Nenhum comentário: