quarta-feira, 25 de março de 2009

Recém nascido é encontrado em lixão de São Bento do Una


Um recém nascido foi achado dentro de um saco de plástico, abandonado próximo a um depósito de lixo de São Bento do Una, no Agreste de Pernambuco. Ninguém sabe ainda quem são os pais.

Com 3,7 quilos e 53 centímetros, o menino nascido na última segunda-feira (23) não é prematuro e isso é tudo o que os médicos sabem sobre ele. O bebê recebe os cuidados e os carinhos das médicas e enfermeiras do Instituto Materno Infantil Professor Fernando Figueira (Imip), no Recife.

Luciana Cordeiro, médica do Imip, disse que ele tem uma pequena infecção na pele do pescoço e uma leve inflamação nos olhos, mas é forte e perfeito. “Ele ainda estava ligado ao cordão umbilical e à placenta, o que indica que nasceu há pouco tempo e fora de um serviço médico”, explica.

A enfermeira Joseane Lira, que acabou de ser mãe, é uma das mais tocadas pela situação do bebê abandonado. “Ele está sentido calor do meu corpo e cheiro do meu leite, por isso está quietinho”, diz.

Na ausência de quem cuide, as enfermeiras do Imip acabam fazendo tudo. É delas o primeiro gesto de amor. “A gente dá os cuidados de enfermagem, mas também dá amor e atenção”, afirma Maria Betânia Lopes.

O Imip vai notificar o caso à Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA) e ao Conselho Tutelar. O menino vai ser tratado no Imip até receber alta e poder ser encaminhado para um abrigo, para aguardar a adoção.

Enquanto isso, a polícia vai investigar quem são os pais ou responsáveis pela criança e o motivo do abandono. O bebê não pode ser encaminhado para nenhuma lista de adoção até a investigação ser concluída.

Da Redação do pe360graus.com

Nenhum comentário: