segunda-feira, 30 de março de 2009

Governo reedita o Chapéu de Palha


O governador Eduardo Campos (PSB) lança, hoje, em Vicência, na Mata Norte, a terceira etapa do programa Chapéu de Palha, um dos carros-chefe das gestões do seu avô, o ex-governador Miguel Arraes, falecido em 2005. Retomada na atual gestão, a iniciativa - de alto valor afetivo para o governador - beneficiará mais de 20 mil trabalhadores rurais de 52 municípios pernambucanos da Zona da Mata, Agreste e Região e Região Metropolitana do Recife. O ato em Vicência - cidade governada pelo socialista Paulo Tadeu Guedes Estelita, o Dr. Paulo - está marcado para as 9h. Amanhã no mesmo horário, o programa terá o seu segundo lançamento, dessa vez na mata Sul, em Barreiros, administrada por outro prefeito do PSB, Antônio Vicente Souza Albuquerque, o Toinho.


A escolha das cidades, assegura o secretário-executivo de Articulação Política da Casa Civil, Aluísio Lessa (PSB), não se deu pelo fato dos gestores serem filiados ao PSB. “Vicência e Barreiros foram os dois municípios que registraram o maior número de inscritos no Chapéu de Palha, no ano passado, nas Matas Norte e Sul, respectivamente. Daí a decisão de lançar o programa nessas localidades. É importante destacar que, em 2008, nenhuma das duas era governada pelo PSB”, pondera o secretário-executivo.


Aluísio Lessa adiantou que as inscrições no Chapéu de Palha vão de 01 a 08 de abril, nos sindicatos que representam os canavieiros. Os desempregados receberão o auxílio em forma de bolsa salarial - cujo teto é de R$ 190 - e cursos de qualificação. A ajuda será paga nos meses de junho a setembro, quando as atividades nas usinas serão retomadas. O Chapéu de Palha é vinculado ao Bolsa família, do Governo Federal. O programa estadual complementará a renda dos trabalhadores que já recebem o benefício federal. Ao final, a remuneração - que será paga a apenas um membro da família - não ultrapassará os R$ 190.


Entre os cursos a serem disponibilizados pelo Estado, estão o de alfabetização para jovens e adultos, qualificação profissional e reflorestamento e recuperação de mata ciliar, bem como seminários envolvendo o tema. Para os cursos, será liberada a inscrição de mais de uma pessoa por família. (ARTHUR CUNHA):FOLHA DE PERNAMBUCO

Nenhum comentário: