domingo, 29 de março de 2009

2010 terá “clássico” na eleição?

Pesquisa Datafolha para o Governo do Estado - divulgada na última segunda-feira - pôs na vitrine da política pernambucana o potencial embate entre o governador Eduardo Campos (PSB) e o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) pelo Palácio do Campo das Princesas, em 2010. A Folha entrevistou quatro cientistas políticos que analisaram a disputa levando em consideração os pontos positivos e negativos das duas maiores forças do Estado. Em tempos de crise financeira, os estudiosos ponderam, contudo, que o cenário atual - que serviu de base para o diagnóstico - pode mudar, influenciando os rumos do processo sucessório.


Os es­pe­cia­lis­tas ava­lia­ram que Eduardo Campos larga na fren­te pelo fato de estar an­co­ra­do na tría­de go­ver­no bem ava­lia­do, má­qui­na es­ta­tal nas mãos e apoio do pre­si­den­te Luiz Inácio Lula da Silva. Mas, aler­tam eles, Jarbas Vasconcelos, com seu re­call po­lí­ti­co e força elei­to­ral, é per­fei­ta­men­te capaz de re­ver­ter o jogo e re­to­mar o con­tro­le do Estado para a União Por Pernambuco. Ninguém apon­tou fa­vo­ri­tos.


O cien­tis­ta po­lí­ti­co Túlio Velho Barreto, da Fundaj, clas­si­fi­ca Eduardo como um nome “for­tís­si­mo” e “na­tu­ral” por­que, se­gun­do ele, há uma ten­dên­cia de que os go­ver­na­do­res bem ava­lia­dos sejam re­con­du­zi­dos ao posto. “No campo po­lí­ti­co, Eduardo cons­truiu um arco de ­apoios bem amplo; uma alian­ça que vai desde o PT ao PP, pas­san­do pelo PR. Na Assembleia, além da maio­ria ab­so­lu­ta, há dois de­pu­ta­dos do PSDB (Raimundo Pimentel e Carlos Santana) que votam com o go­ver­no. Eduardo tam­bém acena muito para Sérgio Guerra (PSDB), na con­di­ção de ex-alia­do”, res­sal­ta.


De acor­do com o es­tu­dio­so, a úl­ti­ma elei­ção mu­ni­ci­pal com­pro­vou a força do go­ver­na­dor no Estado. Dos 184 mu­ni­cí­pios, 140 são ad­mi­nis­tra­dos por pre­fei­tos da base go­ver­nis­ta e 44 são ge­ri­dos por opo­si­cio­nis­tas. Desses, en­tre­tan­to, mui­tos não fazem opo­si­ção por­que têm medo de per­der o apoio do Palácio.


“Eduardo Campos larga na pole po­si­tion. Eu cos­tu­mo dizer que, se ele ficar pa­ra­do só cor­tan­do fita de inau­gu­ra­ção de obras, ele se ree­le­ge. O go­ver­na­dor, porém, pode alçar voos na­cio­nais e dis­pu­tar a vice-pre­si­dên­cia”, pon­tua o tam­bém cien­tis­ta po­lí­ti­co Hely Ferreira.


Presidente do Instituto Teo­tônio Vilela em Pernam­buco, e su­plen­te de ve­rea­dor do Recife pelo PSDB, André Régis des­ta­ca que Eduardo Cam­pos pode ga­nhar mais força caso o seu plano de se­gu­ran­ça, o Pacto Pela Vida, pros­pe­re. No en­tan­to, ex­pli­ca o ana­lis­ta, a can­di­da­tu­ra da mi­nis­tra Dilma Rousseff (PT) à Presidência da República pode atra­pa­lhar o so­cia­lis­ta. “Eduardo vai ter que car­re­gar Dilma nas cos­tas, apre­sen­tan­do-a ao elei­to­ra­do. Será um em­pe­ci­lho”, dis­pa­ra.


Régis ava­lia, ainda, que os efei­tos da crise podem pro­vo­car uma queda na po­pu­la­ri­da­de de Eduardo. “A re­du­ção da re­cei­ta do Estado alia­da a um corte nos in­ves­ti­men­tos podem com­pro­me­ter a po­pu­la­ri­da­de do go­ver­na­dor”, sa­lien­ta.


Levando em conta a força po­lí­ti­ca dos dois opo­nen­tes, o ana­lis­ta Adriano Oliveira, do Instituto Maurício de Nassau, clas­si­fi­cou a dis­pu­ta como uma “in­cóg­ni­ta”. “Ambos têm chan­ce. Eduardo é bem ava­lia­do, mas, se Jarbas man­ti­ver sua pos­tu­ra de opo­si­ção, ele se con­so­li­da­rá como can­di­da­to forte”, ob­ser­va. Fonte:FOLHA DE PERNAMBUCO(ARTHUR CUNHA)

Nenhum comentário: