domingo, 29 de março de 2009

Campanha de vacinação contra febre aftosa terá início em abril


Durante todo o mês de abril será realizada a primeira etapa da campanha 2009 de vacinação contra a febre aftosa em Pernambuco. A abertura oficial da campanha será celebrada na próxima terça-feira (31), no município de Águas Belas, no Agreste do Estado, às 20h, no Clube Cafuzo. O evento terá a participação de estudantes da Zona Rural do município.

O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ângelo Ferreira, e a gerente geral da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), Erivânia Camelo, também estarão presentes. Eles vão orientar os bovinocultores e bubalinocultores os sobre a importância da imunização para criadores e para o setor pecuário do Estado. No dia 1º, às 9h, haverá vacinação simbólica na Fazenda Gameleira, naquele município.

O período de vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa vai de 1º a 30 de abril. De acordo com a Adagro, a imunização é obrigatória, determinada por lei, e o criador que não vacinar seu animal e não declarar a imunização nas unidades da Adagro será multado e ficará impedido de transitar com o animal, vender, expor e enviá-lo para abate.

Este ano, o Governo do Estado vai distribuir gratuitamente 300 mil doses da vacina em territórios indígenas, quilombolas e assentamentos, áreas consideradas de risco pelo Ministério da Agricultura.

Na última etapa, realizada em outubro de 2008, foram vacinados 93% do rebanho pernambucano que é de mais de dois milhões de animais.

MEIO AMBIENTE

Em 2009 a Adagro vai lançar um projeto piloto para recolhimento das embalagens vazias das vacinas. Cada escritório da Agência servirá como ponto de coleta. O produtor está sendo incentivado a levar a embalagem quando for declarar na Adagro a compra da dose e a vacinação do animal. Dessa forma, a Adagro pretende evitar que as embalagens sejam descartadas no meio-ambiente. Todo o material recolhido será enviado para reciclagem.

Da Redação do pe360graus.com

Nenhum comentário: