quinta-feira, 1 de outubro de 2009
PSB traz Ciro Gomes a Pernambuco
Com sua pré-campanha a presidente crescendo, o deputado federal Ciro Gomes (PSB/CE) desembarca, hoje, em Pernambuco para cumprir duas agendas. Oficialmente, o socialista terá um almoço com o governador Eduardo Campos (PSB), no Palácio do Campo das Princesas, e dará uma palestra sobre economia brasileira, em Petrolina, às 19h. Na prática, ele quer mesmo é fortalecer seu nome na disputa pelo Palácio do Planalto e subir mais uns pontinhos nas pesquisas. Tudo para forçar o presidente Lula (PT) a aceitar dois candidatos na base aliada - o petista defende apenas a candidatura da ministra Dilma Rousseff (PT/Casa Civil). Há a possibilidade, ainda, que Ciro volte ao Recife, neste mês, para participar de ato do Governo do Estado ainda não revelado.
A vinda do deputado cearense faz parte de um plano do PSB nacional, que até o ano que vem organizará eventos do tipo em todo o País a fim de dar visibilidade ao seu pré-candidato. Presidente nacional socialista, Eduardo Campos avaliza toda a movimentação, mesmo que não defenda a estratégia abertamente para não entrar em atrito com Lula.
Ontem, o governador tentou amenizar o clima eleitoral da visita do aliado. “Ele está chegando amanhã (hoje), almoça comigo no Palácio e, depois, segue para Petrolina, onde dará uma palestra. Não trataremos de política. Será apenas uma conversa antes de sua ida ao Sertão”, minimizou Eduardo, que, nos bastidores, tem estimulado a postulação do correligionário.
Organizador da visita de Ciro, o deputado federal Fernando Bezerra Filho (PSB) explicou que o almoço do presidenciável com as bancadas estadual e federal do PSB, que seria realizado no Recife, foi desmarcado. “Como tem deputados se filiando ao partido, decidimos que é melhor fazer esse encontro quando o quadro estiver consolidado. Além disso, como o voo dele para Petrolina está previsto para as 14h, não daria tempo de almoçar com os deputados antes de ir ao Palácio”, destacou Bezerra Filho, que tentará fretar um avião para que Ciro tenha mais tempo para conversar com Eduardo. O parlamentar pernambucano e o presidente estadual do PSB e vice-prefeito do Recife, Milton Coelho, também devem participar do almoço com o governador.
Em Petrolina, Ciro Gomes concederá entrevistas a rádios e televisões. Na palestra, a ser realizada no Senai, ele também fará uma avaliação dos sete anos do Governo Lula, de quem foi ministro da Integração Nacional. O último levantamento do CNI/Ibope mostra o socialista em primeiro lugar na corrida presidencial - com 25% - no cenário em que o governador mineiro, Aécio Neves, aparece como candidato do PSDB. Sendo José Serra, Ciro empata com Dilma na casa dos 14%.
ARTHUR CUNHA (folha de pernambuco)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário