sexta-feira, 23 de outubro de 2009
14 lavanderias são interditadas em Caruaru
A Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (CPRH), em conjunto com o Ibama e a Vigilância Sanitária, interditaram 14 lavanderias de Caruaru, agreste de Pernambuco, por cometerem crime ambiental. A ação ocorreu na última quarta (21) e nesta quinta-feira (22). Ao total, foram vistoriadas 96 lavanderias da cidade.
De acordo com a CPRH, os estabelecimentos infringiram a lei estadual 12.916/05. Para voltar a funcionar, as lavanderias terão que se adequar às normas estabelecidas pela legislação.
Entre irregularidades no licenciamento ambiental e pequenos ajustes técnicos, a Agência identificou em 14 estabelecimentos problemas que não tratavam corretamente os efluentes líquidos resultantes do processo de tingimento dos tecidos. As demais tinham condições de funcionamento, mas estavam em processo de regularização junto a CPRH.
A CPRH informou também que as lavanderias despejavam os efluentes diretamente na rede de coleta de esgoto sanitário ou no rio Ipojuca, sem o devido tratamento. Técnicos da Agência ressaltam que a tinta utilizada para tingir os tecidos acaba impedindo a infiltração da luz solar na água do rio, alterando a base da cadeia alimentar e a quantidade de oxigênio no local.
Além de Caruaru, já foram autuados e fechados estabelecimentos em Riacho das Almas e Toritama.
Da Redação do pe360graus.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário