quinta-feira, 2 de julho de 2009

Secretário de Defesa Social anuncia redução no número de homicídios em PE


No último mês de junho, Pernambuco teve a maior redução no número de homicídios desde 2003, com uma queda superior a 18% em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados foram informados pelo secretário de Defesa Social do Estado, Servilho Paiva, em entrevista no Bom Dia Pernambuco desta quinta-feira (2).

De acordo com ele, a redução foi ainda mais expressiva na Região Metropolitana, na qual chegou a 35,1%, e ainda mais no Recife: 38%. “Saímos de 377 homicídios em junho de 2003 para 307 no mesmo período de 2009 em Pernambuco”, afirmou o secretário.

Segundo ele, a queda pode ser atribuída aos investimentos em inteligência policial para combater o crime organizado. “Um dos estados mais avançados em políticas de inteligência é Pernambuco, principalmente pelo avanço entre o intercâmbio das polícias de vários estados do Nordeste e agora de outros países”, afirmou.

Os investimentos na área de inteligência policial chegam a R$ 600 mil, entre aparelhamento, modernização, compra de equipamentos, cursos para os policiais, além de abonos no contracheque, afirma Servilho Paiva.

“Temos um banco de reserva de policiais civis, além de um número grande de policiais aprovados em concursos de nível médio. Estamos fazendo capacitações para policiais civis e devemos abrir concurso para delegados, além dos 50 aprovados que ainda não foram chamados”.

Um problema que gera críticas constantes ao Governo do Estado é o abandono dos núcleos de policiamento. O secretário Servilho Paiva diz que a atual gestão recebeu os prédios de maneira precária. “Os núcleos são fruto de uma política equivocada de construção de prédios sem a montagem do efetivo para cobrir o policiamento nas áreas”, afirma.

“A Secretaria vem cobrindo isso. Contratamos três mil novos policiais, o que já será um alívio. Alguns núcleos serão recuperados e reativados, outros serão cedidos aos municípios para fazerem outros usos dessas estruturas, já que se tem um grande número de prédios sem um gerenciamento geográfico da situação”.

CONGRESSO
Nesta quinta (2) e sexta-feira (3), especialistas da área de segurança pública de todos os estados do Nordeste, também do Sudeste do Brasil e de outros países, como Alemanha e Estados Unidos, se reúnem no Recife. Eles vão trocar informações e experiências bem-sucedidas no combate à criminalidade no Auditório do Banco Central.

O Congresso faz parte das ações do Programa Pacto Pela Vida, que prevê a Estruturação Humana e Material do Sistema de Inteligência do Estado, através do Programa de Capacitação de Inteligência de Segurança Pública, iniciado no ano de 2007. Está prevista a participação de 200 pessoas dentre elas policiais civis, militares, agentes penitenciários e Bombeiros Militares que integram o Sistema Estadual de Inteligência de Segurança Pública de Pernambuco e de outros Estados.

O Secretário Servilho Paiva, que irá presidir o evento, informou que o congresso também visa demonstrar as tecnologias e as ferramentas disponíveis no âmbito da Inteligência no mundo assim como divulgar as experiências de êxito de outros países no tocante a padronização das ações e procedimentos de Inteligência.

“Na Alemanha, por exemplo, havia uma polícia de fronteira, que agora se uniu à Polícia Federal alemã, para combater o tráfico que assola o país”, explicou o secretário. “Esse intercâmbio de informações faz com que a polícia seja mais forte nessas operações”.

Também estarão presentes integrantes da Comunidade de Inteligência do Ministério Público, Poder Judiciário, Polícia Federal, Rodoviária Federal, Forças Armadas, Secretaria da Fazenda de Pernambuco, Petrobrás, Receita Federal, Infraero, Agência Brasileira de Inteligência, Tribunal de Contas de Pernambuco e Banco Central.

Além dos representantes de Pernambuco já confirmaram presença representantes dos estados como Bahia, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Maranhão, Piauí, Mato Grosso, Rio de Janeiro e o Distrito Federal e o Coordenador Geral de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública - Senasp, Régis André Limana.

Da Redação do pe360graus.com

Nenhum comentário: