terça-feira, 28 de julho de 2009

Médico diz que Massa estará em 'casa' dentro de uma semana


O diretor médico do GP Brasil, Dino Altmann, que está em Budapeste, na Hungria, acredita que Felipe Massa voltará ao Brasil em uma semana. O piloto de 28 anos está internado desde sábado, quando foi atingido por uma mola que se desprendeu do carro de Rubens Barrichello, durante o treino classificatório para o GP da Hungria de F-1. Ele sofreu uma fratura no crânio e concussão cerebral.

"Fica uma situação um pouco delicada para a gente falar alguma coisa, mas eu acredito que dentro de uma semana ele poderá ir para casa tranquilamente", disse Altmann, em entrevista ao canal Sportv.

Segundo o médico, que conversou com Massa, a recuperação do brasileiro está acima das expectativas. "A gente diria que está numa condição de trauma leve hoje. E nada indica que possa ter qualquer problema na reabilitação. O tempo depende um pouco de dados subjetivos da equipe médica que está cuidando".

Com as palavras de Altmann, que está em Budapeste a pedido da família de Massa, fica praticamente descartada a transferência do piloto para Paris, na clínica Pitié-Salpêtrière. O médico Gerard Saillant, dono do local, já cuidou do alemão Michael Schumacher e do atacante Ronaldo.

Consciente - Mais cedo, os médicos do Hospital Militar informaram que Massa não está mais sedado, ou seja, saiu do coma induzido e está enxergando e falando. Segundo eles, o brasileiro ainda está sonolento, mas consegue falar e faz perguntas sobre seu estado de saúde. O piloto também mexe mãos e pernas, sinais que mostram que não houve uma lesão específica no cérebro.

Os médicos do Hospital Militar revelaram que os resultados dos exames realizados nas últimas 24 horas foram animadores. "Paramos com a sedação e tiramos o respirador", disse o cirurgião-chefe do Hospital Militar de Budapeste, Lajos Zsiros.

Preocupação - Hoje, o neurocirurgião Robert Veres, médico-chefe da equipe que operou Massa no sábado, disse que existe uma lesão no olho esquerdo do piloto, mas não soube dizer a gravidade do dano, que poderia acabar com a carreira do brasileiro.

"É certo que houve uma lesão, mas não sabemos a gravidade da mesma", afirmou Veres. Ele explicou que os progressos no estado de saúde de Massa não permitem ainda saber se o piloto pode retornar às pistas. "Não podemos dizer se vai voltar a correr ou não. É muito cedo", enfatizou o neurocirurgião, que descartou o retorno do piloto nesta temporada.

O Hospital Militar de Budapeste marcou uma entrevista coletiva na noite desta segunda-feira para atualizar o estado de saúde do piloto.

Fonte: Diário do Grande ABC

Nenhum comentário: