sexta-feira, 24 de julho de 2009

Servidor impede teste no Detran


Os servidores do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), em greve há 19 dias, invadiram na manhã desta quinta-feira (23), o pátio do órgão, na Iputinga, Zona Oeste do Recife, onde são feitos os testes práticos, e impediram aproximadamente 50 usuários de realizarem os exames. As provas serão retomadas nesta sexta (24) e os servidores ameaçam novas manifestações no local.

O autônomo Valmir Oliveira, 25 anos, estava na metade do teste prático, quando foi impedido pelos grevistas de continuar. “Quando a gente viu, eles já estavam no pátio, paralisando tudo”, afirmou Valmir, que fazia a prova pela primeira vez.

Na sala de espera, as pessoas reclamavam da falta de informação. “Uns dizem que vai continuar à tarde, outros não sabem nem informar como a gente deve proceder. Meu medo é ter que pagar mais alguma coisa”, disse a estudante Juliana Otaviano, 20. O Detran-PE garante que os candidatos que não fizeram teste hoje não pagarão taxas extras.

De acordo com o diretor da Associação dos Servidores do Detran-PE, Fernando Coelho, a ocupação do pátio é uma forma de reivindicar a retomada das negociações. “Viemos impedir também que os testes sejam fiscalizados por estagiários e seguranças”, denunciou. O Detran-PE informou, por meio de nota, que as provas estão sendo acompanhados por examinadores que não aderiram à paralisação.

O vice-presidente do Sindicato dos Donos dos Centros de Formação de Condutores, Igor Valença, afirmou que a manifestação dos servidores prejudicou os candidatos. “Já avisamos que o clima é tenso. Não é a mesma coisa de fazer os exames em dias comuns, quando os alunos, em geral, já estão nervosos”, explicou.

O Detran-PE informou que metade dos 400 exames práticos e 70% dos 400 testes teóricos, feitos em dias normais, estão acontecendo, apesar da greve. A Secretaria de Administração (SAD) afirmou, em nota, que processos administrativos serão abertos para apurar abuso por parte dos servidores grevistas. A SAD solicitou o retorno dos funcionários aos seus postos.

De Cidades/ JC

Nenhum comentário: