quinta-feira, 23 de julho de 2009

Coca-Cola e Nestlé lideram a preferência do consumidor brasileiro

A norte-americana Coca-Cola e a suíça Nestlé são as marcas mais conhecidas e queridas no Brasil, de acordo com pesquisa da GFK divulgada ontem. Segundo o levantamento, a Coca-cola é a mais conhecida, com 98,7%, seguida da Nestlé (96,3%), Avon (96%) e Colgate (95,6%), tecnicamente empatadas na segunda posição, e do McDonald’s (94,7%), em terceiro. Quando o assunto é o mundo virtual, a Google e o MSN, da Microsoft, aparecem como marcas mais conhecidas no Brasil.

A empresa de refrigerante dos EUA é também apontada como a mais querida (77,2%), acompanhada por Nestlé (65,7%) e Avon (55,9%). Entretanto, quando o assunto é uso, os consumidores apontam a Coca-cola (73,7%), Nestlé (62%) e Colgate (60,5%) como as principais marcas, a Avon (56,4%) é a quarta colocada. Outra questão interessante é que os brasileiros frequentemente reforçam para outras pessoas a qualidade da Coca-cola (52,1%), Avon (40,4%) e Nestlé (39,3%).

No mundo, Coca-cola (92,8%) e McDonald"s (87,3%) também são as mais conhecidas. Porém, os consumidores no mundo declararam gostar mais da Nokia (44,3%), seguida de Coca-cola (44,1%) e Colgate (39,3%). O Google aparece com 21,1%. Os dados são coletados em 25 países pela GfK, uma das quatro maiores empresas de pesquisa do Brasil e do mundo, que fez entrevistas com quase 32 mil consumidores, maiores de 13 anos, estimulando-os com o nome de 40 marcas diferentes.

LUCRO - O fabricante americano de bebidas e aperitivos Pepsico divulgou ontem um lucro líquido de 1,66 bilhão de dólares como resultado do segundo trimestre. Os números representam uma queda de 2% em um ano, porém superior ao esperado pelo mercado.

Do Jornal do Commercio

Nenhum comentário: