sexta-feira, 31 de julho de 2009

Doença misteriosa mata gado em Garanhuns

Uma doença ainda não identificada está tirando o sono dos criadores de gado de Garanhuns, especialmente da região de Saco e Mochila, na zona rural da cidade. Catorze propriedades estão sendo monitoradas pela Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro). A doença apareceu há um ano, no período chuvoso. Desapareceu no verão e voltou com as últimas chuvas, matando animais jovens, mesmo vacinados. Há propriedades em que já morreram até 73 animais.

Os sintomas levam à suposição de uma síndrome neurológica: o animal não se sustenta em pé, deixa de comer e de beber e em alguns casos morre rapidamente - em geral, pode resistir até três dias. “Mas quando adoece, não se recupera mais. Caiu, morreu”, diz a assessora técnica da Adagro, Késia Alcântara.

Os exames realizados no ano passado pelo Lanagro - o laboratório oficial do Ministério da Agricultura - eliminaram a hipótese do mal da vaca louca, mas não diagnosticaram a doença. “Ainda não temos segurança para garantir que não há risco para o consumo do leite cru e da carne da região porque não identificamos o agente etiológico (que deu origem) da doença”, afirma a assessora, ressaltando que, até agora, não houve relato de qualquer enfermidade relacionada ao consumo do leite e da carne do rebanho local.

Etiene Ramos
De Economia/ JC

Nenhum comentário: