sexta-feira, 31 de julho de 2009

Professores da rede pública estadual suspendem greve

Em assembleia na tarde desta quinta-feira (30), os professores da rede estadual decidiram suspender a greve, que já durava 24 dias. O Sindicato dos Trabalhadores de Educação de Pernambuco (Sintepe) informou que, a partir da sexta (31), todos os professores devem voltar ao trabalho. A paralisação era considerada ilegal pela Justiça.



De acordo com o Sintepe, nesta sexta, às 9h, representantes da categoria teriam uma reunião na Secretaria de Administração (SAD) para uma rodada de negociações com o Governo do Estado. A SAD não confirmou o encontro com o sindicato. A Secretaria afirmou que espera a formalização do fim da greve e também da data sugerida pelo Sintepe para o reunião de negociação.

De acordo com Fernando Melo, diretor de finanças do sindicato, o encontro seria para negociar pontos da pauta de reivindicação, como o plano de cargos e carreiras, a construção de novas escolas e férias no mês do julho. Na segunda (3), os docentes farão uma nova reunião às 9h, na quadra do Instituto de Educação de Pernambuco (IEP).



A paralisação dos professores começou no dia 6. A principal reivindicação financeira da categoria é o reajuste de 19,2%, previsto na Lei 11.738 que regulamenta o Piso Salarial Nacional Profissional (PSNP) para os profissionais do magistério público. Com isso um professor de nível médio que trabalha 30 horas semanais passaria a ganhar R$ 1.132,40. Atualmente, o salário do grupo é de R$ 950.

Da Redação do pe360graus.com

Nenhum comentário: