quinta-feira, 30 de julho de 2009

‘Mulas do tráfico’ engolem droga embrulhada em insulfilm


Na fronteira da Bolívia com o Brasil, a polícia - ajudada por um médico - conseguiu identificar um truque tão simples quanto perigoso usado por ‘mulas do tráfico’ de drogas para driblar exames de raio-x.
Em uma região do Pantanal, a 300 km de Cuiabá (MT), a Polícia Civil descobriu um carregamento de cocaína. Quase 400 kg escondidos dentro de uma fazenda. Mas nem sempre a cocaína que sai da Bolívia para o Brasil chega assim: entra também pelo chamado ‘tráfico das mulas’, pessoas contratadas pelas quadrilhas para transportar a droga.



Condenado a cinco anos e sete meses de prisão, um homem se diz arrependido. “Eu estava fazendo o que eles chamam de ‘mula’. Essa droga eu peguei em Cáceres (MT) para levar até Uberlândia, Minas”.

Quando a polícia desconfia de alguma pessoa e na revista não encontra nada, o próximo passo é encaminhar o suspeito para fazer um exame de raio-x. O problema é que agora os traficantes passaram a engolir cocaína em cápsulas embaladas em películas usadas nos vidros dos carros, o insulfilm. A radiografia não detecta a presença da droga. “Eu engoli 18 ou 19 cápsulas”, diz um preso boliviano.



Para entrar no país, os criminosos usam estradas clandestinas e trilhas que se espalham pelos 900 km de fronteira entre Brasil e Bolívia. As chamadas ‘cabriteiras’ passam de uma fazenda a outra, e permitem o trânsito clandestino entre os dois países. “Vem fortemente armado, cada um traz consigo de dez a 15 quilos aproximadamente”, conta o chefe de operações do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), capitão Gildázio Alves da Silva.

A tática de enrolar droga na película foi descoberta pelo médico-legista Manoel Francisco de Campos Neto, que trabalha no Instituto Médico Legal (IML) de Cáceres, município de Mato Grosso que faz divisa com a cidade de San Matias, na Bolívia. “A ‘mula’ que engole cápsulas é um suicida em potencial. Ele sabe que se uma cápsula romper ele vai ter morte imediata, por overdose”.

Agora os suspeitos também são obrigados a fazer um exame de tomografia. Este sim, infalível. Em Cáceres, de cada dez presos, sete tem envolvimento com tráfico de drogas.

Do G1, com informações do Jornal da Globo

Nenhum comentário: