terça-feira, 28 de julho de 2009

Em assembleia, professores mantêm greve, que já dura três semanas


Professores da rede estadual de ensino decidiram, na tarde desta segunda-feira (27), manter a greve da categoria, que já dura três semanas. A decisão foi tomada durante assembleia na quadra do antigo Instituto Educacional de Pernambuco (IEP), em Santo Amaro, área central do Recife. Após o encontro, os professores saíram em passeata pelas ruas da capital.

O trânsito na Avenida Cruz Cabugá, nas proximidades do IEP, chegou a ficar congestionado após a assembleia, já que os professores tomaram as ruas com faixas, cartazes e um carro de som. De lá, eles fizeram uma caminhada até o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), onde a assessoria jurídica do Sindicato dos Professores em Educação de Pernambuco (Sintepe) ingressou com recurso contra liminar que decretou a greve ilegal.

No final da tarde, os professores ainda fizeram um ato público em frente à Secretaria de Educação, no bairro de Santo Antônio.

A próxima assembleia da categoria, que reivindica um reajuste de 19,2% no Piso Nacional do Magistério, está marcada para quinta-feira (30), às 14h, na quadra do IEP. Antes, os professores ainda realizam a "Caravana da Greve", que sairá do Recife na quarta (29) e percorrerá municípios onde estão instaladas Gerências Regionais de Educação. O destino final é a cidade de Triunfo.

Em nota divulgada no final da tarde, o governo do Estado, através da Secretaria de Administração (SAD), lamentou mais uma vez a decisão dos professores em manter a greve. "A SAD lamenta a decisão de parte dos trabalhadores em educação de escolher o caminho da radicalização e do confronto ao optar pela manutenção da greve, mesmo após a Justiça decretá-la ilegal", informou.

Do JC Online

Nenhum comentário: