sábado, 25 de julho de 2009

Excesso de velocidade no pouso causou acidente aéreo, diz Irã


A velocidade excessiva do avião no momento da aterrissagem foi a causa do acidente registrado nesta sexta-feira (24) em Mashhad, no nordeste do Irã, segundo explicou o porta-voz da aviação civil iraniana, Reza Yafarzadeh, citado pela agência local "Mehr".



"A velocidade excessiva foi uma das principais causas do acidente com o avião cazaque Ilyushin fretado pela empresa iraniana Aria Tours", afirmou o porta-voz.



"Infelizmente morreram neste acidente 17 pessoas, 14 delas da tripulação, e outras 20 ficaram feridas", disse Yafarzadeh ao acrescentar que a licença de funcionamento da Aria Tours está suspensa por tempo indeterminado.



Nove das vítimas fatais eram cazaques - todas membros da tripulação - e o restante era de nacionalidade iraniana, entre eles Mahdi Dadpey, o diretor da Aria Tours.



O Ilyushin com 153 passageiros a bordo decolou de Teerã e sofreu o acidente às 16h05 locais (9h35 de Brasília) desta sexta-feira ao sair da pista no pouso e se chocar contra um muro no aeroporto internacional Shahid Hashemi Neyad, em Mashhad.



Esse é o segundo acidente aéreo no Irã em menos de duas semanas, após o sofrido por um avião russo Tupolev TU-154 da empresa Caspian Arlines, que cobria a rota Teerã-Yerevan e que caiu pouco após decolar do aeroporto da capital iraniana, matando as 168 pessoas que estavam a bordo.

Da EFE

Nenhum comentário: