sábado, 25 de julho de 2009

Eduardo: “É uma questão do PT”


Depois de contemplar o PT de João Paulo com uma secretaria do seu governo, equiparando o espaço do grupo ao do grupo do secretário Humberto Costa (PT/Cidades), o governador Eduardo Campos (PSB) evitou interferir na disputa interna da sigla, que tende a esquentar nesse novo cenário. Nesta entrevista, o governador garantiu que não se meterá na briga do PT. Aproveitou para elogiar João Paulo, Humberto, seus novos secretários e o agora assessor especial Aristides Monteiro. Também alfinetou a imprensa por, em sua opinião, tentar antecipar o debate eleitoral.



João Paulo X Humberto
Essas são questões da vida do PT, que é um grande partido aliado da nossa luta, que se organizou desde a sua origem dessa forma (com as correntes brigando por espaço). Isso (a briga) não é uma questão do Governo, é uma questão do PT. Não vem de hoje, vem do processo histórico em que o PT foi construído, de buscar no movimento social diversas formas de ver o mundo. João Paulo e Humberto são dois quadros importantes da esquerda pernambucana. São dois amigos. Nós militamos juntos não é de hoje, é de muito tempo. Nos respeitamos muito, temos muita história juntos. O que nós construímos em 2006 era algo que poucos acreditavam.



João Paulo
João Paulo vem para a nossa equipe para ajudar o nosso Governo, para contribuir e emprestar toda sua experiência política e administrativa. Vocês sabem que a reconstrução das forças que nós representamos no Estado de Pernambuco pós-1998 se iniciou com duas vitórias que foram muito significativas - eu disse isso durante toda a campanha. A eleição de João e Luciano (Siqueira/PCdoB) no Recife, e a de Luciana (Santos/PCdoB) e Paulo (Valença/PT), em Olinda. Que se somaram às vitórias que nós tivemos em vários lugares como Igarassu, Petrolina, Salgueiro.



Aristides Monteiro
É um grande quadro pernambucano que brilhou desde muito cedo na universidade. Estudante de escola pública, primeiro lugar no vestibular. Aos 20 anos formado em Direito, doutorando na Unicamp antes dos 25 anos de idade. Primeiro lugar no IPEA, foi meu assessor e coordenou o nosso programa de governo. Aristides fez um trabalho reconhecido à frente da Secretaria (de Ciência e Tecnologia) e, com o perfil de pesquisador, já desde algum tempo gostaria de ficar junto à administração fazendo o papel de assessor econômico, que ele fez para mim lá atrás, quando eu estava na Câmara. E a partir do fechamento da tarefa que ele vinha dando conta, do lançamento sexta-feira do Inova, eu acertei com ele que ele sairia.



Novos secretários
Recebemos o reforço na nossa equipe de quadros do nosso campo que têm uma bela caminhada e trajetória na luta popular de Pernambuco. Companheiros com os quais eu compartilhei momentos da minha história, da minha militância. Independente de mandato, já estávamos lutando junto de tantos outros companheiros pela construção da democracia, da liberdade. São companheiros que ajudaram a construir esse momento político que vive o Brasil e Pernambuco, e que acumularam, ao longo de suas vidas, experiência política e experiência administrativa comprovadas.



Reforço
Quando o povo falou, em 2008, deu uma larga vitória ao nosso conjunto, na Região Metropolitana. Eu não foquei eleição nenhuma (quando convidou os aliados). Eleição é em 2010. Em 2010, nós trataremos desse assunto na hora própria. É hora de trabalho. Estou trazendo para a equipe quatro escolhidos na luta do povo, comprovados na administração. Gestores sérios, capazes e competentes, que têm a minha confiança, e que vêm emprestar a sua experiência, a sua correção, a sua capacidade a um governo que eles ajudaram a construir.



Time
Há uma máxima no futebol muito usada que diz que ‘em time que está ganhando não se mexe’. Nós não mexemos (antes) na equipe porque fizemos a escolha certa de companheiros que efetivamente dão conta do recado. Nós fizemos as alterações na hora certa, do ponto de vista administrativo e do ponto de vista político, para essa equipe prosseguir com o trabalho que vem dando certo, que vem sendo reconhecido pela população.



2010
Na verdade, vocês escrevem sempre o que representa a opinião de vocês. É bom a democracia por causa disso. Eu tenho o direito de falar, vocês têm o direito de escrever. Nem sempre concordamos sobre as posições. Eu quero dizer que a nossa posição é muito clara e consensuada entre os nossos partidos. É discutir 2010 lá em 2010. Nós temos um tempo de governo, temos muitas realizações acontecendo, não tem porque antecipar o processo eleitoral. A eleitoralização da vida brasileira não é o caso em um ano como esse. A própria oposição aqui no Estado está jogando esse debate para 2010. Por que o governo deve antecipar esse debate?



Modelo
Nesse governo não tem política de secretário. Nesse governo tem política de governo. Pernambuco tem um modelo de gestão que busca qualidade no serviço público. Todas essas áreas têm uma estratégia e pensamento definido. Esses companheiros que estão aqui foram parte desse planejamento. Não vejo nenhum problema por alguém sair de lá em março.



Articulação Regional
Essa decisão já estava tomada desde muito tempo, há cerca de três ou quatro meses. Nós vamos migrar para a Secretaria de Planejamento a questão da Copa do Mundo, que foi tocada pela Casa Civil. E a Secretaria de Planejamento está consolidando neste momento, que é a meta prioritária dela, o modelo de gestão.



Lula
Já tinha falado com o presidente Lula há algum tempo e não vazou também. Quando estava conversando com João (anteontem à tarde), recebi um telefonema do presidente para tratar de uma assunto administrativo. Depois de falar com João Paulo (a quem mandou levar a Brasília um ‘caminhão de reivindicações’), Lula falou comigo.


ARTHUR CUNHA(FOLHA DE PERNAMBUCO)

Nenhum comentário: