quinta-feira, 23 de julho de 2009

Corrida das Galinhas deve levar mais de 250 aves a 'galinhódromo' em PE


Com o tema bem humorado “Ciscando nessa crise”, começa nesta quinta-feira (23), em São Bento do Una, no agreste pernambucano, a 12ª edição da já tradicional Corrida das Galinhas. Neste ano, a organização do evento espera bater o recorde com mais de 250 competidoras, em provas que misturam “olimpíadas e fórmula 1”.



“São muitas galinhas. Elas correm por ordem de chegada então às 6 da manhã já tem uma fila no galinhódromo. Extrapolamos nosso projeto”, diz o publicitário Marcos Valença, um dos organizadores da Corrida das Galinhas. O galinhódromo, onde ocorrem as provas, tem mais de 86 metros de extensão.



Na abertura do evento, além de apresentações folclóricas, será acesa da pira das galinhas, em formato de ovo quebrado. O evento vai até domingo (26). Entre as novidades desta edição estão, segundo Valença, as provas “ovo ao alvo” e o “cacarejar da galinha”, que completa a já existente prova do “canto do galo”.

A prova principal do evento, o Grid de Largada, classifica as nove "máquinas" mais rápidas em cada categoria (galinha e galo). Para a classificação ocorrem quatro treinos oficiais, mas, segundo Valença, os donos dos animais costumam começar o preparo de seus representantes cerca de dois meses antes do evento, em pistas improvisadas nas fazendas.



Entre as baterias Galinha e Galo, ocorre baterias para turistas, artistas, autoridades e pessoas inscritas horas antes da prova. Neste caso, quem quiser participar da brincadeira e não tem seu próprio animal pode recorrer de última hora ao serviço “rent a chicken”, o aluguel de galinhas para competir. Mas Valença alerta: “geralmente as galinhas treinadas têm um desempenho melhor na corrida”.

O evento que diverte moradores de São Bento do Una e cidade vizinhas exige dos participantes atenção para um vocabulário peculiar. Quem vai colocar sua galinha ou galo para competir precisa saber aproveitar o Pinto Stop, uma parada em que o dono do animal pode adiantar um pouco o seu competidor na pista. E a festa vale também para quem vai assistir à corrida do Poleiro, como é chamada a arquibancada com capacidade para mais de 2 mil torcedores no galinhódromo.



Degustação

Uma das provas mais esperadas da Corrida das Galinhas é o Coma Seu Frango, uma competição gastronômica em que os competidores precisam comer um frango assado no menor tempo possível.


Ainda envolvendo moradores da cidade, não importando se eles possuem ou não galinhas e galos, o Segura nos Trinta exige que competidores peguem Galinhas de Angola ou Guiné em um terreiro em 30 segundos.



Além de prêmios em dinheiro, troféus e ração, as galinhas vencedoras podem deixar suas pegadas na Calçada da Fama.

Do G1, em São Paulo

Nenhum comentário: