sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Com faixas e nariz de palhaço, alunos protestam, no Recife, contra Enem


Mais de trezentos alunos de escolas do Recife realizaram protesto, na tarde desta quinta-feira (1º), contra o cancelamento das provas do Enem 2009 (Exame Nacional do Ensino Médio). A manifestação aconteceu no cruzamentos das ruas Félix de Brito e Antônio Falcão com a Avenida Boa Viagem e contou com estudantes do Colégio Atual, Boa Viagem, (CBV), Motivo, Santa Maria, Contato e Matter Christi. Eles levaram faixas, apitos e muitos usaram nariz de palhaço.

As faixas diziam frases como "Vexame Nacional do Ensino Médio" (trocadilho com o nome do exame do MEC) e "O Brasil está Enem aí pros estudantes". Os alunos criticaram, principalmente, a desorganização do MEC, que, segundo eles, permitiu o vazamento das provas. A aluna Deborah Raysa Cintra, de 16 anos, disse que tudo não passou de uma irresponsabilidade do governo. "Do mesmo jeito que tomamos cuidado estudando, eles também deveriam ter o mesmo cuidado com a prova", reclamou.

O Enem tem sido alvo de críticas desde o início. No Recife, muitos alunos protestaram contra as mudanças de última hora - o MEC anunciou o novo Enem como substituto em maio deste ano. Das 55 universidades federais brasileiras, 12 vão adotar o exame como única forma de ingresso nos cursos de graduação, substituindo o vestibular tradicional. "Desde o começo, o Enem está cheio de mudanças de última hora. Achei isso tudo uma palhaçada", disse Thaís Grance, 17.


Do JC Online
Com informações do Jornal do Commercio

Nenhum comentário: