terça-feira, 3 de março de 2009

Número de acidentes de moto no interior é superior ao do Grande Recife

Uma pesquisa do laboratório de Estudos em Violência e Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) revela que o número de mortes em acidentes de moto é maior em cidades do interior de Pernambuco, em relação a cidades da Região Metropolitana.

Dados do Hospital Regional do Agreste (HRA), centro de referência em atendimentos do tipo em Caruaru, confiram o estudo. Segundo a unidade, em dezembro de 2008, 455 pessoas foram atendidas vítimas de acidentes com motocicletas. O número é quase nove vezes maior do que o de acidentes de carro (58) ou de bicicleta (68).

Os casos mais graves ocorrem quando os motociclistas não estão usando equipamento de segurança, afirma o ortopedista do HRA, Paulo de Tarso. “A moto expõe quem a conduz de forma significativa”, disse. “Mesmo com o indivíduo protegido, há riscos de acidentes”.

De acordo com o médico, os traumas mais comuns nesse tipo de acidente são os traumatismos cranianos, as fraturas expostas, lesões abdominais e torácicas. “As lesões vão das mais simples às mais complexas, como grandes politraumatismos”, afirmou Paulo de Tarso.

Para ele, a modernização do interior do Estado e o custo-benefício do veículo aumentou consideravelmente a quantidade de motos na região, o que também influi no número de acidentes. “Aqui se usa moto para cuidar de gado e para outras funções, como mototáxi, por exemplo”, explicou o ortopedista.

EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO
Para o Detran-PE, o desafio para reduzir essa estatística passa pelo reforço da fiscalização no interior de Pernambuco, além de ações educativas, para conscientizar as pessoas para a importância do uso dos equipamentos obrigatórios de segurança.

“Primeiro vamos trabalhar com educação, principalmente em atenção aos trabalhadores de moto, como motoboys e mototaxistas”, explicou a diretora de operações do Detran, Simíramis Queiroz.

Segundo ela, fiscais de todos os órgãos de trânsito, civis e militares, devem participar da iniciativa. “Será um trabalho conjunto, e a população também vai ajudar e participar, se educando”, disse.

da Redação do pe360graus.com

Nenhum comentário: