domingo, 15 de fevereiro de 2009

Sport vence Timbu, termina turno invicto e está pronto para a Libertadores


O Sport terminou o primeiro turno do Campeonato Pernambucano com sobras. Além de conquistar a vaga na final do Estadual, onde tentará o tetracampeonato, com uma rodada da antecipação, o Leão derrotou o arquirrival Náutico por 2 a 0, na tarde deste sábado, na Ilha do Retiro, levantou a "Taça Revolução Constitucionalista de 1817", nome do troféu do turno, de forma invicta, com 31 pontos, o melhor ataque (26 gols) e a defesa menos vazada (quatro gol sofridos). E nesta semana, embarca para tentar conquistar a América na Taça Libertadores. Dutra e Fumagalli marcaram os gols, um em cada tempo.

Com isso, o Leão só não teve 100% de aproveitamento por causa do empate por 1 a 1 com o Santa Cruz, no domingo passado. O Timbu, que sofreu a sua primeira derrota na competição, termina o turno em terceiro lugar, com 22 pontos.

Agora, o Sport viaja para Santiago, no Chile, onde enfrenta o Colo Colo na próxima quarta-feira, na estreia da Taça Libertadores 2009. A equipe só volta a jogar no Pernambucano no dia 1º de março, contra o Vitória, pela primeira rodada do segundo turno. O Náutico fica dez dias sem entrar em campo: só no dia 25, em antecipação a ser confirmada pela Federação Pernambucana, visita o Cabense.

Antes mesmo de a bola rolar, um clima de hostilidade já tomava conta do ambiente, principalmente em relação aos técnicos. Roberto Fernandes foi hostilizado pela torcida do Sport, enquanto o ex-rubro-negro Carlinhos Bala, agora no Timbu, cumprimentou todos os ex-colegas, com exceção de Nelsinho Baptista.

Quando a bola rolou, ficou claro que o Leão ia partir para cima, sem se preocupar com o jogo de quarta, pela Libertadores. Nos três primeiros minutos, Moacir obrigou Eduardo a fazer duas defesas. Tomando conta do jogo aos poucos, o Sport abriu o placar aos 31, com Durval se aproveitando de um rebote e, com o pé direito, mandando para o fundo das redes. O primeiro tempo chegou ao fim sem que o Náutico tivesse sequer levado perigo ao gol de Magrão.

Na volta do intervalo, apesar de ter Dinda na vaga de Galiardo, o Náutico continuou com as mesmas dificuldades em campo. Percebendo que o time alvirrubro ia para cima, o Sport se fechou bem, passando a usar os contra-ataques.

E deu certo logo cedo. Aos seis minutos, Fumagalli, com um toque sutil, ampliou o placar para delírio da torcida rubro-negra. O goleiro Eduardo continuou sendo o mais acionado na equipe do Timbu. Aos 24, ele fez uma bela defesa em uma falta perigosa cobrada por Fumagalli. Dois minutos depois, quase o atacante Ciro fez o dele, mas o zagueiro Vágner conseguiu tirar em cima da linha.

Após o apito final, a torcida rubro-negra fez a festa na Ilha do Retiro. Do outro lado, os alvirrubros se mostraram insatisfeitos com o técnico Roberto Fernandes, que terá 15 dias para tentar a outra vaga na final do Pernambucano e evitar o tetracampeonato rubro-negro.

Ficha técnica:

SPORT
Técnico: Nelsinho Baptista
Magrão; Igor, César e Durval; Moacir, Hamilton, Andrade, Fumagalli e Dutra; Wilson (Luciano Henrique) e Ciro (Weldon).

NÁUTICO
Técnico: Roberto Fernandes

Eduardo; Carlinhos (Adriano Magrão), Vagner, Gladstone e Edson Miolo (Anderson Santana); Galiardo (Dinda), Johnny, Nunes e David; Carlinhos Bala e Gilmar.

Gols: Durval, aos 31 minutos do primeiro tempo, e Fumagalli.

Cartões amarelos: Andrade e Dutra (Sport); Edson Miolo, Galiardo, Johnny e Vagner (Náutico).

Cartão vermelho: Johnny (Náutico)

Público: 15.792 pagantes

Renda: R$ 77.985,00

Estádio: Ilha do Retiro, no Recife (PE)

Árbitro: Patrício Souza

Auxiliares: Júlio César Bezerra e Ubirajara Ferraz

da Redação do pe360graus.com

Nenhum comentário: