sábado, 7 de fevereiro de 2009

Comitiva da Fifa deixa Pernambuco confiante em receber jogos da Copa de 2014


A passagem pelo Recife da comitiva da Fifa que inspeciona as cidades candidatas a subsede da Copa do Mundo de 2014, nesta sexta-feira (06), durou pouco mais de duas horas e deixou toda a equipe pernambucana bastante confiante.

Os inspetores não fizeram pronunciamento e nenhum tipo de avaliação, mas para o governador Eduardo Campos, as chances do Estado de estar entre os 12 selecionados é muito grande.

“A impressão que ficou é que podemos ficar tranqüilos. Fizemos o dever de casa e isso pode ser comprovado pela única opinião que eles emitiram. De que nossa proposta era ousada e que deixará um legado que é mais do que uma Arena”, disse após o embarque da comitiva que seguiu para Natal.

O três integrantes da Fifa, acompanhado pelo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, chegaram por volta das 12h20 e foram recebidos pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e por secretários.

O primeiro compromisso foi logo ao desembarcar. A comitiva assistiu uma apresentação de 20 minutos sobre a infra-estrutura do Aeroporto Internacional do Recife, apresentada pelo superrintendente do Aeroporto, Wellington Santos.

Em seguida, os três integrantes da Fifa fizeram um sobrevôo de 30 minutos, onde puderam conferir o local que irá abrigar a arena e a Cidade da Copa, como foi batizado o projeto pernambucano.

Ao final, eles acompanharam apresentações sobre a Cidade da Copa e a infra-estrutura do Estado. “A única pergunta que a comitiva fez foi sobre o acesso do público à arena e questões estruturais como local para estacionamento de carros de link (que fazem a transmissão dos jogos) e pontos para o trabalho da imprensa”, explicou o governador.

Eduardo Campos disse ainda que todas as questões foram respondidas oralmente e que até o dia 13 de fevereiro a Fifa receberá por escrito as explicações. “Foi tudo muito bem explicado e estou seguro que no dia 20 de março, quando será feito o anuncio das 12 subsedes, vamos ter excelentes notícias. Estamos muito confiantes”, afirmou.

Apesar do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, afirmar que nenhuma cidade estar garantida, a intenção da Fifa é que a Copa de 2014 tenha subsedes em todas as regiões do país. “A Fifa vai pautar sua decisão em critérios técnico, mas a intenção não é aquinhoar o Brasil, mas sim dar um caráter regional a competição.”

OLINDA
Ricardo Teixeira explicou ainda que cada estado terá apenas um estádio com jogos do mundial. Com isso, ele descartou a possibilidade do projeto de Olinda, que pretendia construir uma arena no Complexo de Salgadinho.

“Cada estado indicou o projeto com a melhor opção. Temos outro caso parecido no Rio Grande do Sul (o Grêmio apresentou um projeto paralelo). Mas para a Fifa, vale o nome sugerido pelo comitê de Pernambuco”, explicou.

COMITIVA
A comitiva da Fifa começou a visitar as cidades brasileiras candidatas a sede da Copa do Mundo de 2014 no dia 30 de janeiro. A jornada começou por São Paulo e segue até o sábado (07), quando chega a Fortaleza.

As cidades que concorrem são Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Campo Grande, Cuiabá, Rio Branco, Manaus, Belém, Salvador, Recife, Natal e Fortaleza.

O relatório das visitas será entregue ao comitê executivo da Fifa, que nos dias 19 e 20 de março, em Zurique, na Suíça, vão escolher as 12 cidades que receberão os jogos da Copa do Mundo de 2014.

Apesar de não ter a confirmação oficial da CBF e da Fifa, cinco cidades já estão confirmadas como sedes: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Brasília.
Da Redação do pe360graus.com

Nenhum comentário: