sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Duas mortes na folia

A cúpula da Secretaria de Defesa Social divulgou, ontem, o balanço das ocorrências policiais registradas no último carnaval. Apesar do aumento no número de homicídios em focos de folia, que passou de um caso notificado no ano passado para dois registrados neste ano, o secretário Servilho Paiva comemorou o resultado da operação que envolveu Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. Ele disse que o sucesso no policiamento teve relação com a divulgação dos serviços na própria mídia e com o aumento do efetivo nas ruas, que foi possível com o pagamento de diárias extras. Segundo Paiva, nem mesmo os arrastões conduzidos por grupos de jovens para roubar foliões foi tão recorrente quanto no carnaval 2008, quando gangues aterrorizaram o público, principalmente o que brincava no Bairro do Recife.

Um dos assassinatos aconteceu durante o desfile de um bloco em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife. A vítima se chamava Adilson Francisco Alves, 21 anos, e morreu no último domingo. O outro homicídio apontado pela SDS aconteceu durante o desfile do Galo da Madrugada, no sábado de Zé Pereira. O cabo reformado da Polícia Militar (PM), José Carlos da Silva, foi preso em seguida sob acusação de ter atirado no vidraceiro Marcos Antônio Vitorino, 37, na Rua da Palma.

Segundo a polícia, a vítima teria discutido com o PM, que sacou uma pistola e atirou. O cabo foi espancado por pessoas que presenciaram o crime e não foi linchado graças à intervenção da polícia, que o levou ao Hospital da Restauração. Ele ficou internado sob custódia, até receber alta.O suspeito foi encaminhado ao Centro de Reeducação da PM Dr. Juarez Vieira de Cunha (CREED), em Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife.

Outros índices foram comemorados pela cúpula da SDS. Um deles se refere aos crimes contra o patrimônio e contra a pessoa, que diminuíram em Olinda e no Recife. "Os crimes contra a pessoa envolvem principalmente brigas e agressões", explicou Servilho Paiva. O maior avanço foi observado no número de ocorrências de crimes contra apessoa, no Recife, que caiu de 131 episódios no ano passado para 62 neste ano, uma queda de 53%.

Na opinião do secretário, a divulgação dos serviços de combate à violência contra a mulher contaram pontos a favor do público feminino. Isso porque esse tipo de crime reduziu ao longo do carnaval, passando de 71 casos, em 2008, para 46 este ano, ou seja, 35% de ocorrências a menos.

Ao mesmo tempo em que ocorrências preocupantes, como agressões, passaram a ser menos registradas pela polícia, aumentou em 82% o número de prisões em flagrante durante os quatro dias de folia. Por outro lado, a quantidade de pessoas encaminhadas aos postos de comando da PM caiu 12% em relação ao mesmo período do ano passado.

Apesar da lei que proíbe o porte de arma, muitos ainda ousaram e saíram de casa com armas brancas ou de fogo durante a folia. Prova disso é que o número de apreensões dos dois objetos cresceu neste ano em relação ao carnaval 2008. Segundo boletim divulgado ontem pela SDS, foram apreendidas 43 armas de fogo este anonos focos de folia, além de registrados 26 portes ilegais de armas.

"Os crimes contra a pessoa envolvem principalmente brigas e agressões"
Servilho Paiva - secretário
Fonte:DIARIO DE PERNAMBUCO

Nenhum comentário: