sábado, 14 de fevereiro de 2009

Programa para construção de um milhão de casas será lançado após o carnaval

O programa habitacional do governo federal para a construção de um milhão de casas populares para as famílias que ganham até dez salários mínimos deve ser lançado depois do carnaval. Foi o que prometeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante a visita a uma fazenda de peixes no Recife, na manhã de hoje.



“Agora é colocar o bloco na rua, depois do carnaval, certamente. Não vamos competir [com] o nosso bloco de construção, com os blocos de carnaval em Pernambuco, no Rio de Janeiro e em Salvador”, afirmou o presidente.



De acordo com o presidente, o plano está passando pelos seus últimos ajustes antes de ser apresentado à população. Uma das negociações é em relação à ampliação do valor do saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para ser empregado na compra da casa própria.



“Nós estamos elevando a possibilidade de saque do Fundo de Garantia, que hoje é de R$ 300, 350, para R$ 500 mil para as pessoas poderem comprar suas casas, e eu espero que a gente tenha competência, que as empresas tenham competência, que os governos estadual, municipal e o governo federal tenham competência para construir 1 milhão de casas. Eu acho que o povo precisa, nós temos condições de fazer, temos o projeto, temos a engenharia financeira, temos o dinheiro”, declarou



O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, disse que o estado está fazendo um levantamento dos terrenos que poderiam abrigar parte dessas casas. Atualmente, cerca de 380 mil famílias pernambucanas não têm onde morar ou vivem em residências precárias.



“Estamos neste momento levantando terrenos disponíveis, fazendo contatos com prefeitos para ver terrenos públicos de prefeituras, estamos vendo os nossos, já estamos entrando em contato com as entidades empresariais ligadas à construção civil para que o pacote saindo a gente já esteja com um caminho andado e com as providências que nos cabem tomadas”, explicou o governador.



Eduardo ressaltou que o executivo está aguardando a definição de critérios que deverão ser atendidos pelos estados para calcular quanto do déficit habitacional pernambucano poderá ser sanado com o programa do governo federal.



“Haverá fechamento na próxima semana do programa e dos critérios de divisão do programa em função do déficit habitacional por cada estado. Também haverá um critério sugerido a cada estado para distribuição dentro do estado. Ou seja, o mesmo critério que será utilizado para distribuição no país será obedecido na hora de distribuir dentro do estado”, concluiu.



Por Ana Cláudia Dolores, da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Nenhum comentário: