segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Suposto choque em microfone mata garota

O bairro de Tabatinga, na cidade de Camaragibe, Região Metropolitana do Recife, parou ontem para acompanhar o enterro da garota Damares Pereira da Silva, 10 anos. Segundo informações de vizinhos, a menina teria morrido em decorrência de choque elétrico, enquanto participava de um ensaio do coral na igreja evangélica Assembleia de Deus, localizada na Avenida Luiza Medeiros. Ela estaria cantando com outros adolescentes por volta das 14h30 de sábado, um ensaio para uma apresentação à noite. Ao pegar no microfone, ela recebeu uma forte descarga elétrica e foi encaminhada para o Centro de Especialidades Médicas de Camaragibe (Cemec), mas faleceu antes de chegar no local.

O velório foi relizado na igreja. O sentimento era de tristeza. Frequentadores da Assembleia de Deus e moradores da localidade foram prestar solidariedade para a família, que estava muito abalada com o ocorrido e não quis dar entrevistas. "É um momento de muita tristeza para todos nós. Mas sabemos que foi Deus quem decidiu que era a hora dela e resolveu levá-la", declarou um tio que pediu para não se identificar. O corpo foi enterrado no cemitério local. De acordo com testemunhas, Damares ensaiva as músicas religiosas para cantar na noite do último sábado em um culto na cidade de Primavera, na Zona da Mata do estado.

Segundo o enfermeiro Fernando Antônio Venceslau do Ó, do Cemec, a criança chegou à unidade sem vida. "A equipe tentou ressuscitá-la, mas não teve jeito. Ela teve uma parada cardiorrespiratória provavelmente por causa do choque elétrico", afirmou.

O delegado plantonista de São Lourenço da Mata, Julius César da Costa Lira, coordenou as investigações preliminares. Ele disse que enquanto Damares segurava no microfone do altar, chegou a falar para a mãe que estava levando choque. "A mãe pegou o microfone e percebeu pequenos choques. A partir deste momento, a menina começou a passar mal". De acordo com Julius, o caso ficará a cargo do delegado titular de Camaragibe. "Ele vai ver se houve negligência, imprudência ou falta de cuidado nessa instalação elétrica que possa ter causado a morte da criança", afirmou Julius.

Se for comprovado que o choque provocou a morte da menina, o responsável pela igreja poderá ser indiciado por homicídio culposo (sem intenção de matar). No laudo do Instituto de Medicina Legal (IML), a causa do óbito foi dada como "asfixia por bronco aspiração".

Imprudência - Moradores do bairro da Tabatinga acusaram a Assembleia de Deus de imprudência. Segundo eles, houve negligência na utilização do microfone, que já estava demonstrando sinais de vazamento de corrente há dias.

O comerciante Paulo Roberto, 61 anos, mora na Rua 5 de Maio, vizinho à casa da vítima. Ele disse que há muito tempo o microfone apresentava defeitos. "Já aconteceu de outras pessoas levarem choque nos outros dias. Também soube que na manhã do sábado algumas pessoas sentiram uma pequena descarga, mas o maestro resolveu prosseguir com os ensaios. Como o pai dela é evangélico, ele falou que não iria manchar a imagem da igreja. Ele tem outros filhos homens, masde menina só tinha Damares", comentou. Os responsáveis pela igreja não quiseram falar com a reportagem.
Fonte:DIARIO DE PERNAMBUCO

Nenhum comentário: