sábado, 7 de fevereiro de 2009

Pombos, Caetés e Lagoa Grande têm nova eleição para prefeito


Neste domingo, os moradores de três cidades pernambucanas terão que votar novamente para prefeito. O resultado da eleição de outubro do ano passado foi anulado em Pombos e Caetés, no Agreste e em Lagoa Grande, no Sertão. No Brasil, 14 cidades tiveram que repetir as eleições.

Em Pombos, quase metade dos 26 mil habitantes moram na zona rural. O presidente da Câmara de Vereadores assumiu interinamente o comando da prefeitura desde que a eleição foi impugnada e formou uma equipe pra cuidar das emergências durante a transição.

A candidata Jane Povão havia vencido as eleições inicialmente, mas a impugnação aconteceu porque o candidato a vice Patricio Magalhães teve registro cassado por não ter deixado o cargo anterior de presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários. Jane Povão vai concorrer novamente, com Jane de Fii como vice. O outro candidato é Dr. Carlos, com a vice Dra. Ana Paula.

São 16.800 eleitores que vão votar em 62 sessões. "A população é ordeira e pacífica, mas de qualquer forma estaremos sempre atentos, junto com a Polícia Militar, teremos reforço para garantir que os eleitores escolham livremente quem será seu prefeito", diz o juiz eleitoral Breno Duarte.

Em Caetés, mais de 17 mil eleitores vão às urnas para escolher entre dois candidatos quem será o prefeito da cidade. O município de 26 mil habitantes está sendo administrado interinamente por Armando Duarte de Almeida, do PTB, presidente da Câmara dos Vereadores.

José Luiz de Sá Sampaio, do PSB, teve o registro de candidatura cassado por ter sido vice-prefeito em dois mandatos anteriores, quando o pai dele era prefeito José de Sá Sampaio, o que não é permitido porque configura mais de dois mandatos nas mãos de uma mesma família. "Como ele teve mais de 50% dos votos, vai ter eleição popular e não eleição pela Câmara dos Vereadores", diz o juiz eleitoral Augusto Angelim. Os candidatos são Aécio Noronha, do PSB, e Lindolfo Almeida de Melo, do PSDB. A Polícia Militar já reforçou o policiamento na cidade desde a última terça-feira.

Lagoa Grande, conhecida pelo cultivo de uvas e produção de vinho, também montou um esquema de reforço policial para garantir a segurança no dia da votação. Lá, o prefeito Jorge Gaziera não pode assumir o cargo porque, mesmo reeleito com 53% dos votos, as contas de 1997 a 2004, sua gestão anterior, foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas.



da Redação do pe360graus.com

Nenhum comentário: