A Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe, através da Coordenadoria da Mulher, irá desenvolver uma programação especial para comemorar os 100 anos do Dia Internacional da Mulher, lançando o projeto “ACORDA MULHER: EXIJA SEUS DIREITOS!”
O projeto inclui um grande mutirão em parceria com as Secretarias de saúde e de desenvolvimento social e uma caminhada que será o ponto alto da programação, conforme adiantou Verônica Valadares, Coordenadora do Centro de Referência da Mulher, que ainda destacou: “pretendemos chamar a atenção para o papel e a dignidade da mulher e levar a uma tomada de consciência do valor da pessoa, perceber o seu papel na sociedade, contestar e rever preconceitos e limitações que vêm sendo impostos à mulher.
A caminhada sairá na segunda-feira, 08, a partir das 9h – a concentração será em frente ao SISPOL, seguindo pela Avenida 29 de dezembro, descendo até a Avenida Pe. Zuzinha, fazendo retorno pela Rua Cabo Otávio Aragão até o Parque Florestal onde, entre outras coisas, será servido um café da manhã.
POR QUE O DIA 8 DE MARÇO?
Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas.
Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o dia 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher". A partir de então o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma, tanto no Brasil como no resto do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário