segunda-feira, 29 de março de 2010

Governador inaugura abastecimento em Poção


Pela primeira vez na história, um Governador do Estado participou da missa do Domingo de Ramos em Poção, no Agreste do Estado. O governador Eduardo Campos esteve na cidade ontem pela manhã e não apenas participou da missa como acompanhou a procissão. A visita de Campos também serviu para a inauguração do novo sistema de abastecimento do município.


Campos esteve no Santuário Nossa Senhora de Todos, de onde seguiu o cortejo junto aos fiéis até a Praça da Igreja, participando da missa campal. Após a celebração, o governador fez a devolução de um abaixo-assinado enviado pela população, no dia 5 de março de 2007, pedindo o fim do rodízio no abastecimento de água na cidade. Em seguida, Campos inaugurou, juntamente com o presidente da Compesa, João Bosco, o novo sistema de abastecimento, que recebeu o investimento de R$ 3,5 milhões. “Hoje fiz um despacho devolvendo ao bispo (de Pesqueira, dom Francisco Biasin) o abaixo-assinado com muita alegria”, afirmou Campos.



Da praça da cidade, a comitiva seguiu até a nascente do Rio Capibaribe, a cinco quilômetros do centro de Poção. Lá, Eduardo Campos e outras autoridades fizeram o plantio simbólico de dez mudas de Jequitibá, uma árvore nativa da região, que está ameaçada de extinção. De acordo com o pároco da cidade, Padre Cazuza, os dois últimos exemplares da planta estão no município.



A Compesa montou uma sementeira na cidade, batizada de Viveiro Florestal, onde já se encontram 400 mudas de Jequitibá, Pau Ferro e Jatobá, cujo projeto faz parte de uma parceria entre o Governo do Estado e o Banco Mundial, que está financiando o trabalho de revitalização do Rio Capibaribe. Ao todo, serão mais de cem ações que vão integrar o Projeto de Sustentabilidade Hídrica, com investimento de R$ 350 milhões. “Nós vamos reflorestar as margens do rio com a ajuda dos agricultores para que possamos ver esse rio vivo novamente”, resumiu Bosco.

CLARICE COSTA(FOLHA DE PERNAMBUCO)

Nenhum comentário: