terça-feira, 30 de março de 2010

Corpo de Armando Nogueira será enterrado nesta terça em Botafogo


O corpo do ex-diretor da Central Globo de Jornalismo e comentarista esportivo Armando Nogueira, que morreu na segunda-feira (29), será enterrado nesta terça-feira (30) no Cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul do Rio. O velório acontece desde as 14h40, na Tribuna de Honra do Maracanã, na Tijuca, Zona Norte.

Amigos e companheiros de trabalho se despediram do jornalista que morreu aos 83 anos, vítima de um câncer no cérebro. O Maracanã ficará iluminado durante a noite em homenagem ao comentarista. O corpo de Armando sairá do estádio por volta de 11h e seguirá em cortejo até o cemitério São João Batista.


A cidade do Rio de Janeiro, onde o jornalista vivia, mandou lembranças ao cidadão que veio do Acre. Pelé mandou flores e saudades. O Botafogo, time do coração, premiou Armando com uma vitória de quatro a um no jogo contra o Boavista, no estádio São Januário. O time inteiro jogou de luto, em memória ao seu torcedor histórico.



Armando Nogueira era mais que um torcedor apaixonado pelo Botafogo. Ele torcia pelo futebol e por isso recebeu uma homenagem, sendo velado na Tribuna de Honra do Maracanã. O governador Sérgio Cabral e o prefeito do Rio, Eduardo Paes, anunciaram luto de três dias pela morte do comentarista.


“Eu posso dizer a vocês o seguinte: pelos número de telefonemas que eu recebi hoje e que eu estou recebendo, porque o telefone continua tocando aqui na minha calça, ele garantiu um lugar, um lugar que eu diria que é um lugar nobre que os mortais como ele merecem”, disse Armando Augusto Magalhães Nogueira, filho único do jornalista Armando Nogueira.



Despedida
O jornalista morreu por volta das 7h, em seu apartamento, na Lagoa, na Zona Sul. Vários companheiros de trabalho e amigos foram ao Maracanã se despedir do jornalista.


“Armando amava os esportes, amava as mulheres, amava as mulheres que faziam esporte, escreveu sobre as deusas do esporte como ninguém”, disse o comentarista esportivo Galvão Bueno.



“Para mim fica a lembrança de um ser humano completo. Usando um termo esportivo que ele gostava polivalente, poeta, músico, um grande amigo e um profissional extraordinário”, declarou José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, empresário e ex-vice-presidente de Operações da TV Globo.



Foto: Celso de Castro Barbosa Armando Nogueira no Maracanã, ao gravar com amigos um programa, no início dos anos 1990 (Foto: Celso de Castro Barbosa) O vice-presidente das Organizações Globo, João Roberto Marinho, também lembrou de Armando Nogueira: “Armando foi um companheiro maravilhoso no plano pessoal, uma pessoa cativante, adorável. No plano profissional, Armando mudou a linguagem do telejornalismo brasileiro”.


Para o produtor de cinema Luiz Carlos Barreto, Armando Nogueira trouxe um novo texto para o esporte: “Ele trouxe a poética, ele trouxe o lirismo e a análise lúcida do futebol. Apesar de ser um botafoguense doente, ele jamais foi parcial. Sempre cultivou a imparcialidade do jornalismo”, disse.

"Me lembro de tudo, da maneira como você tratava todos nós. Você era um homem inteligente, um jornalista perfeito, um caráter fora do comum. Eu estou muito emocionado, que Deus o abençoe", declarou Zagallo.


Do G1, no Rio, com informações do Jornal da Globo

Nenhum comentário: