quinta-feira, 25 de março de 2010

TRF da 5º região inocenta Humberto Costa no caso da Operação Vampiro


O Tribunal Regional Federal (TRF) da 5º Região inocentou o ex-ministro da Saúde Humberto Costa (PT) (foto) da chamada Operação Vampiro, nesta quarta-feira (24). Foram quase quatro anos de investigação que culminaram com o indiciamento do político pela Polícia Federal. No fim do mês passado, o autor da denúncia, o Ministério Público Federal (MPF), já havia pedido a absolvição e agora Humberto está livre da acusação.

O julgamento aconteceu na sede do TRF-5, no Recife, e Humberto Costa foi inocentado por unanimidade. A sessão começou pouco depois das 14h, no pleno do TRF 5, com a leitura do relatório do desembargador Maximiliano Cavalcanti, e durou cerca de três horas. Em julgamento estava o processo de 95 volumes, iniciado em 2003, que acusava Humberto Costa de participação num esquema de fraudes na compra de hemoderivados, no caso que ficou nacionalmente conhecido como Operação Vampiro.

A denúncia mostrava casos de superfaturamento de hemoderivados e outros produtos do Ministério da Saúde. A denúncia desses casos foi feita pelo próprio Costa, que exonerou 25 pessoas que tinham ligações com os esquemas.

O parecer dado pelo MPF foi fundamental para que o TRF reconhecesse a inocência do atual secretário das Cidades de Pernambuco. A Procuradoria federal afirmou que não havia provas de participação do ex-ministro no esquema criminoso.

Após saber do resultado do julgamento, Humberto Costa falou sobre a decisão do Tribunal. "Recebi com tranquilidade, e também com muita alegria, como sendo um grande alivio. Em três anos e meio, carreguei essa acusação nas costas, que foi resultado de uma grande armação política e terminou por interferir lamentalvelmente na eleição de 2006. Fui inocentado inteiramente e agora é hora de pensar no futuro", diz o secretário.

Da Redação do pe360graus.com

Nenhum comentário: