terça-feira, 7 de julho de 2009

Agentes apreendem carregamentos ilegais de madeira em Canhotinho


No último fim de semana, uma operação apreendeu toras de madeiras que tinham sido retiradas por madeireiros ilegalmente no município de Canhontinho, no Agreste de Pernambuco. Três pessoas foram presas suspeitas de desmatamento.

Ao todo, 62 toras de exemplares nativos da Mata Atlântica foram encontradas em dois pontos da cidade. No primeiro, no distrito de Paquevira, os infratores perceberem a presença dos fiscais florestais e abandonaram o carregamento em uma estrada de barro. Além da madeira, foram deixadas no local duas espingardas.

Em seguida, um caminhão foi parado no centro de Canhotinho e tanto o motorista quanto o proprietário da carga foram presos em flagrante. Em ambos os casos, as toras já beneficiadas de madeiras como sucupira e murici seriam destinadas à fabricação de móveis em serralharias da região.

De acordo com a Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma), os suspeitos são Genival Rodrigues da Silva, Mário Rodrigues da Silva e Edson de Souza Tenório. Este último estava em liberdade condicional e foi autuado por porte ilegal de armas, já que com ele foi encontrado um revólver calibre 38 e duas espingardas de fabricação artesanal.

A ação foi realizada por policiais militares da Cipoma, em operação conjunta com a Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado (CPRH). A ocorrência foi registrada na Delegacia de Polícia Civil de Lajedo, onde os três acusados foram autuados em flagrante por crime ambiental.

O carregamento ilegal foi apreendido e depositado no Mercado Público de Canhotinho, de onde será transportado nesta terça-feira (7) para o depósito do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Vitória de Santo Antão.

Da Redação do pe360graus.com

Nenhum comentário: