domingo, 15 de março de 2009

Fernando Lyra lança livro sobre a eleição de Tancredo Neves à presidência


‘Daquilo que eu sei’ é o título do livro de Fernando Lyra, um dos articuladores da eleição de Tancredo Neves. É justamente sobre esse capítulo da sua vida e da história do Brasil que o autor decide falar. O livro será lançado nesta segunda-feira (16), às 19 horas, no Shopping Paço Alfândega, no Recife Antigo.

A obra é um misto de revelações pessoais e dos bastidores do processo de transição democrática iniciado no Brasil com o fim da ditadura militar. Ela é composta de anotações e reflexões de Fernando Lyra, com foco principalmente na década de 80, mostrando o que o autor viu e viveu na política.

Fernando Lyra esteve à frente da campanha das ‘Diretas Já’ e de todo o processo que culminou na escolha de Tancredo Neves para a candidatura à presidência da República e sua eleição pelo Colégio Eleitoral, marcando o fim do regime militar. De adversário dentro do partido (o MDB), Fernando Lyra passou à condição de homem de confiança do futuro presidente.

O livro trata ainda da morte de Tancredo, da ação de Fernando Lyra no Ministério da Justiça, durante o governo de José Sarney, na desconstrução da lei da censura e do relacionamento tenso do autor com o político Ulysses Guimarães.

‘Daquilo que eu sei - Tancredo e a transição democrática’ conta com a participação de companheiros de trabalho e amigos de Fernando Lyra. O jornalista Mauro Santayanna é um dos autores das apresentações. Além dele, assinam pré-textuais ou apresentações Cristóvam Buarque, José Paulo Cavalcanti Filho e Joaquim Falcão, todos pessoas estiveram com Fernando Lyra no Ministério da Justiça.

A obra apresenta ainda fotografias do acervo pessoal de Fernando Lyra e imagens cedidas pela fotógrafa Paula Simas.

Biografia
A história política de Fernando Lyra teve início em Caruaru, no Agreste pernambucano, cidade onde nasceu em 1938. Seu pai, João Lyra Filho, foi eleito prefeito de Caruaru na década de 60. Em sua campanha, o filho teve participação importante. E assim, Fernando Lyra foi construindo lá a base de sua candidatura e de sua história política. Em 1966, elegeu-se deputado estadual.

Em 1971, como deputado federal, fundou o Grupo Autêntico do então Movimento Democrático Brasileiro (MDB). E participou ativamente da abertura política do País. No Congresso Nacional, coordenou a candidatura de Tancredo Neves à Presidência da República.

Foi ministro da Justiça e membro da Comissão de Sistematização da Assembléia Nacional Constituinte. Em 2003, assumiu a presidência da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).

Da Redação do pe360graus.com

Nenhum comentário: