terça-feira, 7 de julho de 2009
Polícia Ambiental apreende leão de circo com dentes serrados em MS
A Polícia Militar Ambiental (PMA), com o auxílio de fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), apreendeu, na manhã de sábado (4), um leão de circo em São Gabriel do Oeste (MS). Segundo a polícia, o animal sofria maus tratos - ele teve os dentes e garras serradas - e estava bastante debilitado quando foi apreendido.
O animal foi retirado do circo por determinação do promotor de Justiça de São Gabriel, Alexandre Magno Lacerda. “Recebemos uma denúncia e, na quinta-feira (2), fui ao circo para averiguar. O animal estava em uma jaula de 2 por 4 metros, bastante magro, com diarréia.
Baseado em lei que proíbe a exploração de animais em espetáculos circenses em Mato Grosso do Sul, o promotor determinou a retirada do leão, que foi levado para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), onde deve ficar provisoriamente.
No sábado, a operação de apreensão do animal foi realizada e uniu equipes das polícias Rodoviária Federal, Civil e Militar Ambiental, além do Ministério Público, do Ibama e da Prefeitura de São Gabriel do Oeste.
Segundo Lacerda, o circo não possuía documentação para manter o leão. “O dono do circo apresentou documentos que regularizavam a situação de apenas dois outros leões, mas este não poderia fazer parte do circo”. Os dois leões não foram localizados. Lacerda informou ainda que o circo foi multado pelo Ibama e pela Polícia Militar Ambiental.
O promotor informou que a situação do animal apreendido é complicada. "Ninguém quer abrigar e alimentar um animal deste porte aqui no estado. Queremos encaminhá-lo para um local adequado e nos comprometemos a transportar o animal e resolver a todas as questões burocráticas se alguma entidade ou zoológico se dispuser a adotá-lo”, diz.
Do G1, em São Paulo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário