
A ordem no Governo é não falar nada sobre as próximas eleições, antes de 2010, mas a agenda conjunta acertada entre o ex-prefeito João Paulo (PT) e o deputado federal Armando Monteiro Neto (PTB) - ambos pré-candidatos ao Senado - deixa claro que já há uma estratégia montada. O sinal verde do Palácio do Campo das Princesas foi confirmado, ontem, por um graduado governista. Segundo a fonte, os dois pré-candidatos têm mantido conversas reservadas com o governador Eduardo Campos (PSB), condutor do processo eleitoral. O socialista estaria estimulando as andanças, mas, oficialmente, todos continuarão negando a antecipação da campanha com o objetivo de retardar, ao máximo, as insatisfações que naturalmente surgirão na base aliada.
Com o apoio de Eduardo, João Paulo e Armando Neto já trataram de construir estratégias conjuntas de atuação. As primeiras ações foram definidas em encontros realizados em Brasília, longe dos holofotes. Anteontem, também com o aval do governador, eles divulgaram uma agenda de visitas no Recife e a municípios do Interior. A programação inclui dois almoços nos mercados públicos de São José e do Cordeiro, a serem realizados ainda este mês. Outras ações serão formatadas em um novo encontro prometido para estes dias.
Aos poucos, Eduardo Campos vem sinalizando sua preferência por João Paulo. Além do aval para o ex-prefeito andar pelo Estado, o governador já o convidou para suas viagens pelo Interior e também prestigiou, na semana passada, a inauguração da consultoria de João Paulo. Os afagos podem ser considerados como uma ducha de água fria no grupo de Humberto Costa, que deseja ver o secretário estadual das Cidades ocupando a vaga reservada ao PT na chapa majoritária. Cogitado para ser uma alternativa a João Paulo e Humberto, o deputado federal Maurício Rands (PT) também teria sido preterido pelo governador.
Outro que não deve estar vendo com bons olhos as movimentações de João Paulo e Armando Neto é o secretário Fernando Bezerra Coelho (PSB/Desenvolvimento Econômico), que ainda sonha em disputar o Senado. Ele poderia ocupar a vaga que deve mesmo ficar com Armando Neto. Pesa contra o secretário o fato de ele ser filiado ao mesmo partido do governador, que pretende abrir espaço para outra legenda na majoritária.
JOÃO PESSOA
Eduardo Campos vai a João Pessoa (Paraíba), hoje, para participar do Fórum de Governadores do Nordeste. As atividades começam às 9h. Após o encontro, o socialista segue para Cedro, no sertão pernambucano, para prestigiar a festa do milho da cidade. Ontem, Eduardo esteve no Cabo de Santo Agostinho, em decorrência do aniversário de 132 anos do município.
ARTHUR CUNHA (FOLHA DE PERNAMBUCO)
Nenhum comentário:
Postar um comentário