sábado, 25 de abril de 2009

Vacinação do idoso começa neste sábado em todo o País


Começa em todo o País, neste sábado (25), a 11ª Campanha Nacional de Vacinação do Idoso. Em Pernambuco, a abertura acontece a partir das 8h no hospital Geral de Areias, Zona Oeste do Recife. A expectativa é de que sejam vacinadas 875 mil pessoas com mais de 60 anos no Estado. Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), 5 mil idosos deram entrada em 2008 nas unidades de sáude por causa da gripe.

A campanha estadual deste ano também pretende atingir a população indígena. A meta é vacinar 40 mil pessoas que vivem nas comunidades indígenas. Segundo a coordenadora do Programa Nacional de Imunização em Pernambuco, Adriana Baltar, os idosos que já se vacinaram em anos anteriores também precisam procurar o posto de saúde mais próximo para se imunizar novamente.

Em algumas cidades do Estado, as ações começaram mais cedo. No Recife, por exemplo, desde a última segunda-feira (20), equipes da Secretaria de Sáude estão vacinando os idosos com dificuldade de locomoção. Neste sábado (25), mais de 200 pontos de vacinação serão montados na cidade, entre eles shopping centers, postos de saúde, alguns hipermercados e hospitais públicos. Em Bezerros, no Agreste do Estado, a campanha também foi antecipada. Um ato realizado na última quinta-feira (23), vacinou idosos contra gripe.

BALANÇO - O slogan da campanha nacional deste ano é “Deixe a gripe na saudade”. Com essa ação, o Ministério da Saúde pretende imunizar 80% da população com 60 anos ou mais e reduzir as mortes e as internações causadas pela gripe. A campanha vai até o dia 8 de maio. A vacina estará disponível em aproximadamente 65 mil postos de vacinação de todo o País. O investimento este ano foi de cerca de R$ 162 milhões para a compra de 21 milhões de doses de vacina e montagem da infra-estrutura.

Do JC Online

Nenhum comentário: