quarta-feira, 29 de abril de 2009

Palácio define agenda e antecipa ida ao Agreste


O Palácio do Campo das Princesas finalizou, ontem, o roteiro da maratona que o governador Eduardo Campos (PSB) cumprirá pelo Agreste Setentrional, na próxima semana. Além executar diversas ações do seu Governo, o socialista aproveitará a viagem para estreitar os já fortes laços com os prefeitos da região, tanto os governistas quanto os oposicionistas. Na agenda divulgada pelo Palácio, constam nada menos que 19 encontros com gestores e lideranças entre um evento oficial e outro. O martelo quanto à programação será batido hoje, após o governador voltar dos Estados Unidos, onde participou de uma feira de petróleo e gás e reuniu-se com empresários que querem investir em Pernambuco.


Limoeiro foi confirmado como ponto de partida da empreitada, que termina em Santa Cruz do Capibaribe. As datas, entretanto, sofreram alterações. Previsto para acontecer entre os dias 4 e 9 de maio, o périplo agrestino será antecipado. Começará no próximo domingo, dia 3, se encerrando na quinta-feira, 7. No bastidores, comenta-se que o motivo da mudança foi feita a pedido da primeira-dama, Renata Campos, por ter receio de que o marido estivesse cansado no domingo (10), Dia das Mães.


Em cinco dias, a comitiva governista passará por 15 municípios (média de quatro por dia), realizando ações vinculadas, em sua maioria, a cinco áreas do Governo: Educação, Transportes, Recursos Hídricos, Cidades e Agricultura e Reforma Agrária. As cidades de Caruaru, Toritama, Bezerros e Riacho das Almas saíram do roteiro por estarem situadas no Agreste Central, área a ser visitada no final de maio.


A expectativa do Palácio é que Eduardo Campos inicie a segunda parte da maratona agrestina por Caruaru. Ele aproveitaria uma visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para vistoriar a escola técnica no município e as obras de duplicação da BR-104.



ALIADOS
A exemplo do que ocorreu quando visitou o Sertão, em março, Eduardo Campos deu preferência aos municípios cujos prefeitos fazem parte de sua base. Dos 15 agendados, dez são geridos por governistas e os outros cinco por oposicionistas. O PSB comanda três cidades: Feira Nova, Santa Maria do Cambucá e Taquaritinga do Norte. PR, PTB e PP detêm, cada, duas prefeituras, respectivamente (Salgadinho e Vertente do Lério, Casinhas e Santa Cruz do Capibaribe, e Passira e João Alfredo).


Do lado oposicionista, o PSDB comanda Limoeiro, Orobó e Vertentes. O DEM administra Frei Miguelinho e o PPS, Bom Jardim. O PMDB, do senador Jarbas Vasconcelos, não comanda nenhuma Prefeitura da região.

ARTHUR CUNHA (FOLHA DE PERNAMBUCO)

Nenhum comentário: