domingo, 26 de abril de 2009

Ministra Dilma passará por quimioterapia após retirada de tumor


A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, 61, confirmou, em coletiva, no início da tarde deste sábado (25), que retirou um linfoma - câncer no sistema linfático - da axila esquerda. Segundo a equipe médica que acompanhou a coletiva com a imprensa no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, a doença foi descoberta ainda em seu estágio inicial - conhecido por 1A - há 30 dias, através de exames de rotina, e as chances de recuperação são de mais de 90%.



O tumor retirado tinha cerca de dois centímetros e, segundo os médicos, exames complementares concluíram que ele não chegou a se espalhar pelo corpo da ministra. Agora, como complemento ao tratamento, Dilma passará por seções de quimioterapia por quatro meses, a cada três semanas.

Segundo os médicos, as reações ao tratamento não deverão ser agressivas nem afetar a agenda da ministra, que não pretende se afastar de sua função. A pré-candidata do PT à Presidência da República nas eleições de 2010 colocou um "porth cath" - cateter de longa permanência - que facilita o tratamento quimioterápico e o uso de medicamentos. Otimista, ela afirmou que "fazer quimioterapia é algo desagradável. Mas, vou superar esta doença".
Fonte:FOLHA DE PERNAMUCO

Nenhum comentário: