sexta-feira, 24 de abril de 2009

Perícia aponta Alisson Jerrar como responsável por acidente em Boa Viagem


resultado de uma perícia feita pela Polícia Federal (PF), divulgada nesta quinta-feira (23), aponta Alisson Jerrar como o responsável pelo acidente que matou a auxiliar de enfermagem Aurinete Gomes de Lima, 33 anos.

A perícia feita pelos peritos federais durou 90 dias e examinou vídeos que mostravam cenas da colisão. Entre os dias 31 de dezembro e 24 de janeiro, eles estiveram três vezes no local do acidente e compararam as diversas imagens.

De acordo com a perícia, a batida entre a caminhonete e o carro em que estava Aurinete Gomes foi provocada por Alisson Jerrar, que dirigia a caminhonete. Ele teria passado no cruzamento 18 segundos depois que o sinal da Avenida Domingos Ferreira tinha fechado.

Segundo a polícia, no momento da colisão ele desenvolvia uma velocidade de, no mínimo, 110 quilômetros por hora. “O laudo da gente aponta que o veículo ultrapassou o sinal vermelho e isso causou o acidente”, afirmou o perito criminal Laplace Medeiros (foto 3).

Para Wellington Lopes dos Santos (foto 4), víuvo da vítima e apontado como culpado no laudo do Instituto de Criminalística (IC), as conclusões da Polícia Federal o deixaram aliviado. “Eu sabia o tempo todo que eu estava certo, cedo ou tarde a Justiça ia aparecer”, comentou.

O Ministério Público diz quais vão ser os próximos passos no caso. “Primeiro vamos nos concentrar no caso Alisson Jerrar, em 15 dias, que é o prazo legal para apresentar a denúncia à Justiça”, explicou a promotora Natália Campelo (foto 5). “Vamos enviar cópias dos novos laudos para a Secretaria de Defesa Social e para a Justiça”.

ACIDENTE
No fim de 2008, um acidente no bairro de Boa Viagem, na zona sul do Recife, matou a auxiliar de enfermagem Aurinete Gomes de Lima, 33 anos. O acidente foi no dia 13 de dezembro, no cruzamento da Avenida Domingos Ferreira com Rua Ernesto de Paula Santos.

Um carro e uma caminhonete colidiram. Wellington Lopes dos Santos, que dirigia o carro, fraturou as duas pernas. A mulher dele, Aurinete Gomes, 33 anos, morreu no desastre. A filha do casal, que tem seis anos, ficou ferida.

O comerciante Alisson Jerrar Zacarias dos Santos, 21 anos, dirigia a caminhonete. Um exame feito pelo Instituto de Medicina Legal (IML) constatou que ele havia bebido antes de dirigir. Alisson Jerrar foi preso em flagrante e ficou internado sob custódia da polícia no Hospital Português. Em frente ao hospital, parentes e amigos de Aurinete fizeram um protesto.

Depois que recebeu alta do hospital, Alisson Jerrar chegou a ser levado para o Centro de Triagem (Cotel) de Abre e Lima. Mas uma perícia feita pelos técnicos do Instituto de Criminalística (IC) de Pernambuco mudou o rumo das investigações. Eles chegaram à conclusão de que foi o marido de Aurinete, e não o comerciante, que avançou o sinal vermelho e provocou o acidente.

O delegado João Gustavo Godoy Ferraz fez o anúncio. Wellington Lopes, que não tem carteira de motorista, foi indiciado por homicídio culposo, sem intenção de matar. Em entrevista ao Bom Dia Pernambuco, o perito Adamastor Nunes de Oliveira confirmou o resultado do estudo.

Mas surgiu uma divergência entre o perito Flávio Rogério Rodrigues de Santana, da primeira equipe que começou a elaborar o laudo, e Adamastor Nunes de Oliveira, responsável pelo documento que apontou o Wellington Lopes como culpado pelo desastre.

A direção do Instituto de Criminalística tentou explicar. Usando informações fornecidas pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) do Recife e imagens gravadas por câmeras de seguranças de prédios vizinhos, os peritos do IC calcularam que, no momento da batida, o sinal estava aberto para o motorista que vinha pela Avenida Domingos Ferreira. Esse motorista era Wellington Lopes.

Foi então que o advogado do marido de aurinete pediu ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) uma nova perícia, que seria realizada pela Polícia Federal (PF). O Ministério Público fez a solicitação à Secretaria de Defesa Social (SDS) e a PF fez a segunda perícia.

Seis peritos criminais e cinco agentes usaram um topógrafo a laser e um computador para definir os detalhes do momento do acidente, inclusive a velocidade dos veículos envolvidos. A equipe também periciou as imagens gravadas pela câmera de segurança.

A Secretaria de Defesa Social informou que aguarda o posicionamento do Poder Judiciário, visando esclarecer qualquer ponto contraditório apresentado no novo laudo e qualquer medida administrativa decorrente do fato.
Da Redação do pe360graus.com

Nenhum comentário: