sexta-feira, 17 de abril de 2009

Polícia Federal cumpre todos os mandados da Operação Espelho


Todos os mandados, os de busca e apreensão e os de prisão, expedidos pela Polícia Federal na Operação Espelho foram cumpridos. A operação foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (16) em quatro estados brasileiros – Bahia, Rio de Janeiro, Pernambuco e Distrito Federal – com o objetivo de capturar uma quadrilha acusada de cometer fraudes na Caixa Econômica Federal. A ação chegou a ser filmada pela PF.

Em Pernambuco, o acusado Francisco Ediflávio Leite da Silva, que estava preso no Cotel e deveria ser transferido para a sede da Polícia Federal, sofreu uma convulsão e foi levado para o Hospital da Restauração.

Além disso, foram executados os dois mandados de prisão temporária contra Hildegue Santos da Silva e Francisco de Flávio Leite da Silva, presos no Cotel, e um mandado de prisão preventiva contra o goiano Raimundo Nonato de Lima, 58 anos, preso no Aníbal Bruno. Raimundo é pai de outro suposto membro da quadrilha, Diego Joaquim Duarte de Lima, 31 anos, preso no Distrito Federal.

Diego e Raimundo seriam os responsáveis por instalar o dispositivo "chupa-cabra" e tentar descobrir a senha obervando o cliente fazer o saque. Na Bahia, os dois acusados foram presos em flagrante tirando dinheiro com os cartões clonados numa casa lotérica. "Era uma quadrilha organizada em que cada indivíduo tinha um papel", explica Giovani Santoro, assessor de comunicação da Polícia Federal. De acordo com ele, os cartões eram confeccionados em um estado, em outro estado um funcionário fornecia dados da conta e num terceiro, os dados eram capturados.

GOLPE
A quadrilha que é alvo da Operação Espelho estaria aplicando golpes para clonar cartões de clientes da Caixa Econômica Federal. A ação vem sendo investigada desde 2007 e já tem 20 inquéritos instaurados.

De acordo com a PF, o grupo usava um dispositivo eletrônico conhecido como "chupa-cabra" para capturar dados bancários que ficam na tarja magnética dos cartões dos correntistas do banco. Em seguida, o grupo inseria os dados capturados num cartão magnético falso e realizava saques em casas lotéricas, compras em estabelecimentos comerciais e transferências para outras contas.

A Operação Espelho tem dez mandados de busca e apreensão e prisão - oito temporários e duas preventivas - nos estados da Bahia, Rio de Janeiro, Pernambuco e Distrito Federal.

DETALHAMENTO DA OPERAÇÃO:

Distrito Federal:
03 Mandados de Busca e Apreensão
01 Mandado de prisão preventiva contra o goiano Diego Joaquim Duarte de Lima, 31 anos
01 Condução coercitiva contra a companheira de Diego, cujo nome não foi informado



Rio de Janeiro:
04 Mandados de prisão temporária - (Pessoas que forneciam dados dos correntistas)
03 Mandados de busca e apreensão



Bahia:
02 Mandados de prisão temporária contra pessoas que guardavam equipamentos e
cartões
02 Mandados de busca e apreensão


Pernambuco:
02 Mandados de prisão temporária contra Hildegue Santos da Silva e Francisco de Flávio Leite da Silva (presos no Cotel)
01 Mandado de prisão preventiva contra Raimundo Nonato de Lima (Preso no Anibal Bruno)
02 Mandados de busca e apreensão em uma residência em Lajedo e em um escritório de advocacia e residência no Recife.Da Redação do pe360graus.com

Nenhum comentário: