sábado, 18 de abril de 2009

MST ocupa mais três fazendas no interior de Pernambuco


Desde a última quinta-feira (16) o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocupou três fazendas em Pernambuco. As manifestações fazem parte da Jornada Nacional de Lutas por Reforma Agrária. A primeira, Fazenda Balame, localizada entre os municípios de Poção e Jataúba, no Agreste, foi ocupada na quinta-feira por mais de 300 famílias.

A propriedade, com 12.500 hectares, é a maior fazenda contigua da região do Agreste Pernambucano, e pertence à família de José Cordeiro de Santana, conhecido como Zé de Riva. O fazendeiro foi condenado pela justiça em 2002 como mandante do assassinato do Cacique Xicão Xukuru, morto no município de Pesqueira em 1998.

Ainda como parte da Jornada Nacional de Lutas por Reforma Agrária, outras duas áreas foram ocupadas em Pernambuco na manhã desta sexta-feira (17). Uma foi no município de Água Preta, na Zona da Mata Sul do Estado, onde 150 famílias reocuparam o Engenho Cachoeira Dantas.

A área foi ocupada pela primeira vez em março do ano passado, durante a Jornada de Luta das Mulheres Camponesas. Em maio do mesmo ano as famílias foram retiradas do local.

De acordo com os sem-terra, há mais de cinco anos os trabalhadores rurais denunciam diversas violações de direitos humanos e ameaças praticadas por funcionários de uma empresa de segurança privada contratada para realizar a segurança do engenho e de sua sede.

Em negociação realizada em março de 2008 o Incra assumiu o compromisso de vistoriar a área e, se classificada como improdutiva, encaminhar de imediato o processo de desapropriação. A propriedade foi classificada como improdutiva, mas até o momento o Incra não concluiu o processo de desapropriação.

Também na Mata Sul, 200 famílias ocuparam o Engenho São Pedro, no município de Barreiros. Aproximadamente 200 trabalhadores rurais fecharam as duas pistas da rodovia federal BR-408, próxima ao município de Paudalho. As famílias vivem no Acampamento São Bernardo e exigem o seu assentamento no Engenho Planalto, de onde saíram em 2000 para que o Incra fizesse o processo de vistoria da área. Desde 2003 o Incra desapropriou a área, mas as famílias ainda não foram assentadas.

DIA NACIONAL DE LUTA

O Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária é celebrado na data de hoje, 17 de abril. O dia foi instituído pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso em homenagem aos dezenove sem-terra assassinados pela Polícia Militar do Pará, em 17 de abril de 1996.

Desde o início da Jornada de Lutas em Pernambuco o MST ocupou seis latifúndios e a sede do Incra no Recife. Mais de mil famílias fazem parte da mobilização. De acordo com o MST, outras ações são esperadas até o próximo sábado (18).Da Redação do pe360graus.com

Nenhum comentário: