Após instituir, em 2009, que forró eletrônico não era bem-vindo no São João de Caruaru, a prefeitura daquele município resolveu voltar atrás. Este ano, vai ter Calcinha Preta, Aviões do Forró, Chiclete com Banana e Forró do Muído em meio ao forrobodó do intitulado Maior São João do Mundo. Mas, como explicou o presidente da Fundação de Cultura da cidade durante o anúncio da programação, na noite desta segunda-feira, no Recife, nada de letras pornográficas, coreografias obscenas ou figurino que não tenha aproximação com o matuto.
"Está tudo em contrato. Teremos forró estilizado, mas nada deseducativo", disse José Pereira Souza. De acordo com o presidente, os próprios caruaruenses não admitem mais esse tipo de shows, segundo pesquisa feita na região.
Além de terem que se adequar a tais exigências, as bandas mais "polêmicas" ocupam um horário mais cedo na grade de shows. A prefeitura este ano lança as matinês, que começam às 18h e acontecem sempre aos sábados e ainda nos dias 28 e 29 de junho. "Muitos jovens de 12, 13 anos não têm oportunidade de assistir a alguns shows porque eles aconteciam de madrugada", pontuou José Pereira.
O roteiro de apresentações da festa junina de Caruaru terá 32 dias. A programação começa dia 28 de maio, com Elba Ramalho, e vai até 29 de junho, com Aviões do Forró. Pela cidade serão espalhados cinco polos, mas a grande disputa é por um cantinho no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, que suporta até cem mil pessoas no espaço que se transforma em uma cidade matuta.
O destaque, como sempre, acontece na véspera da noite de São João. Nomes inusitados para uma festa junina, quem vai se encontrar no palco para mostrar que de forró todo mundo entende um pouco é Zélia Duncan, Paulinho Moska, Luíza Possi e os pernambucanos Lenine, Ortinho e Junio Barreto. A apresentação ganha o nome de O maior baião do mundo, e o repertório será uma grande homenagem ao ritmo nordestino.
Em meio à Copa do Mundo, a prefeitura garante um telão gigante para os dias dos jogos do Brasil. [Confira no vídeo abaixo entrevista com o cantor Alcymar Monteiro e veja a festa de lançamento do evento]
POLOS - O Polo Cultural da Estação Ferroviária vai abrigar um verdadeiro complexo junino, com direito a casinhas de cidade de interior, espaço para quadrilhas, para manifestações populares e moda junina. Os homenageados do São João deste ano (Tavares da Gaita, Banda de Pífanos de Caruaru, o poeta Rafael dos Santos Barros e os humoristas Ludugero e Otrope) serão lembrados com exposição de acervos e apresentação de esquetes.
O Polo Forró do Candeeiro vai ser montado dentro do Pátio de Eventos e representará o palco oficial de shows de artistas locais. Já no Alto do Moura, trio de forró pé de serra e bandas de pífanos vão animar um dos points preferidos da turma jovem na tarde de Caruaru.
Do JC Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário