terça-feira, 25 de maio de 2010

Oposição barra verba para Fundarpe na Alepe


Pela primeira vez no ano, a bancada de oposição da Assembleia Legislativa conseguiu rejeitar o Projeto de Lei n° 1586/2010, que abriria crédito suplementar ao Orçamento Fiscal do Estado, relativo ao exercício de 2010, no valor de R$ 3.666.660,00, em favor da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). A façanha foi possível devido às suspeitas levantadas pelos próprios oposicionisitas de que a entidade teria fracionado “irregularmente” empenhos para efetuar pagamentos a artistas, no período pré-carnavalesco de 4 a 12 de fevereiro deste ano. Com o plenário esvaziado, a oposição contou com os votos dos deputados Adelmo Duarte (DEM), Augusto Coutinho (DEM), Pedro Eurico (PSDB), Carlos Santana (PSDB), Maviael Cavalcanti (DEM) e Emannuel Bringel (PSDB), em uma vitória de 6 a 3.


Para o líder do bloco, Augusto Coutinho, a vitória teve respaldo na mudança de cenário com a pré-candidatura do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) ao Governo do Estado, assim como da falta de credibilidade por parte dos governistas em aprovar suplementação de verba para a Fundarpe. “Não podemos abrir crédito para quem está sob suspeita. O Governo ainda não conseguiu explicar o fracionamento, precisamos que o Governo esclareça. Não é só mandar projeto, estamos na perspectiva de voltarmos ao Governo e cobramos explicações”, disse Coutinho.



Considerado maestro das ações entre a oposição, principalmente, no que se refere ao convencimento dos governistas, Pedro Eurico comemorava a vitória. “O Governo pode até chegar aqui com outro projeto amanhã, mas esse que chegou aqui hoje (ontem) não passou, foi rejeitado. A base governista não anda muito satisfeita com o governador, pelo que podemos entender”, alfinetou Eurico.



O líder do Governo, deputado Isaltino Nascimento (PT), estava no plenário, mas se retirou logo após a constatação da derrota, sem comentar o episódio. Nos bastidores, havia o comentário sobre um acordo entre governistas e oposicionistas para rejeitar a proposta. Ao ser procurado pela reportagem, Isaltino disse que “como é um projeto que não é relevante para o Governo”, ele será reapresentado. Disse ainda que o que ocorreu ontem foi “um momento atípico que não vai acontecer mais”. “Vai ser aprovado com toda a certeza. Segunda e quinta boa parte dos deputados estão viajando, nesse período pré-eleitoral. A votação foi muito rápida, muitos estavam em seu gabinete trabalhando, mas o projeto vai ser reapresentado”, afirmou.

JAIRO LIMA(FOLHA DE PERNAMBUCO)

Nenhum comentário: